São Paulo vence o Náutico na estreia de Ricardo Gomes

O São Paulo venceu o Náutico por 2 a 0 na estreia do técnico Ricardo Gomes, na tarde deste sábado, no Morumbi, em partida válida pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro. "[A equipe] teve atitude. Conseguimos trocar passes e o Ricardo foi fundamental pela confiança que passou ao grupo", disse o lateral-esquerdo Junior Cesar, que já trabalhou com o novo treinador tricolor.

ALAN RAFAEL VILLAVERDE, Agencia Estado

27 de junho de 2009 | 18h29

Com o resultado, o São Paulo tricolor chega aos dez pontos e deixa para trás a ameaça de figurar entre os últimos colocados da competição, posição que agora pertence ao Náutico, que fica estacionado nos oito pontos.

Com apenas quatro dias de trabalho, o técnico Ricardo Gomes optou por algumas modificações na equipe, dando nova chance para Hernanes no meio-campo, assim como a implementação do esquema 4-4-2.

Ciente de que o adversário passava por um momento conturbado, o Náutico entrou em campo no 3-5-2, o que criou muitas dificuldades para o São Paulo na primeira etapa. Ailton e Gilmar tiveram ótimas chances para abrir o placar para o clube pernambucano com menos de 20 minutos, deixando a torcida são-paulina apreensiva.

Como resposta, o São Paulo teve duas chances com Washington, mas errou na pontaria. Durante a semana, o jogador havia dito que poderia ser cobrado caso perdesse oportunidades de gol, e foi pela torcida, que o vaiou após ser substituído no segundo tempo por Oscar.

Melhor em campo, o Náutico quase estragou a estreia de Ricardo Gomes aos 39, quando Asprilla desceu para o ataque e cabeceou dentro da pequena área, mas por cima do gol, para a sorte do goleiro Denis. O atacante Borges fazia a marcação.

SORTE OU COMPETÊNCIA? - Mesmo jogando mal, o São Paulo mostrou que batalha para melhorar sua campanha no Brasileirão logo no primeiro minuto da segunda etapa, quando Hernanes cobrou falta pela direita e o zagueiro Jean Rolt cabeceou para abrir o placar.

Tendo a vantagem, o São Paulo passou a explorar os contra-ataques, mas foi o Náutico que quase empatou em dois lances que só pararam na trave do gol defendido pelo goleiro Denis. "Tínhamos que sofrer riscos para vencer", avisou Jean Rolt.

Ao ver que sua equipe nada fazia e ainda corria riscos, Ricardo Gomes efetuou as três substituições que tem direito. O time melhorou, passou a tocar a bola com mais precisão, mas novamente contou com um lance de bola parada para assegurar a vitória. Aos 41, Hernanes cobrou falta - desta vez pela esquerda - e Johnny cabeceou bonito para marcar o gol contra, mas que foi creditado para o jogador são-paulino.

"Hoje eu tive a oportunidade de mostrar o meu trabalho. O Ricardo Gomes e todos deram confiança para que eu voltasse a jogar bem", comentou o meio-campista, que inclusive foi o capitão da equipe no jogo.

De ânimo renovado, o São Paulo se prepara para enfrentar o Coritiba no próximo domingo, às 16 horas, no Couto Pereira, enquanto o Náutico tem pela frente o Internacional nos Aflitos, no mesmo dia, às 18h30.

PREOCUPAÇÃO - O meia Marlos recebeu uma pancada na cabeça no segundo tempo e, sentindo tonturas, formigamento e ânsia de vômito, foi levado ao hospital para realizar exames. Em seu lugar, entrou Hugo.

Ficha Técnica:

São Paulo 2 x 0 Náutico

São Paulo - Denis; Zé Luis, Jean Rolt, Renato Silva e Junior Cesar; Eduardo Costa, Richarlyson (Jorge Wagner), Hernanes e Marlos (Hugo); Borges e Washington (Oscar). Técnico: Ricardo Gomes.

Náutico - Eduardo; Asprilla, Galiardo e Gladstone; Sidny (Juliano), Derley, Anderson Santana, Jhonny e Aílton (Edson Miolo); Márcio Barros (Anderson Lessa) e Gilmar. Técnico: Marcio Bittencourt.

Gols - Jean Rolt, a um, e Hernanes, aos 41 minutos do segundo tempo.

Árbitro - André Luiz de Freitas Castro (GO).

Cartões amarelos - Renato Silva, Richarlyson e Eduardo Costa (São Paulo); Asprilla, Juliano, Derley, Gladstone e Galiardo (Náutico).

Renda - R$ 180.060.

Público - 7.977 pagantes.

Local - Estádio do Morumbi, em São Paulo (SP).

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.