São Paulo volta a ganhar e encosta no G-4 do Brasileirão

Tricolor se recupera dos tropeços das últimas rodadas e derrota a Ponte Preta por 3 a 0

GABRIEL MELLONI, O Estado de S. Paulo

18 de agosto de 2012 | 22h56

SÃO PAULO - Com ótima atuação, principalmente no primeiro tempo, o São Paulo não teve dificuldade para derrotar a Ponte Preta por 3 a 0, neste sábado, no Morumbi, pela 18.ª rodada do Campeonato Brasileiro. Além dos três pontos conquistados, a partida foi importante para o time do técnico Ney Franco encerrar uma sequência de três derrotas consecutivas na competição - contra Fluminense, Grêmio e Náutico.

Em má fase, após três derrotas consecutivas, o São Paulo apostava suas fichas em Lucas, que voltava a jogar pela equipe depois de nove rodadas. E o meia, que estava com a seleção brasileira nos Jogos Olímpicos e em um amistoso na Suécia, não decepcionou, comandou as ações e até marcou um gol, o segundo da vitória.

Lucas chamou a responsabilidade desde o começo do jogo e logo no primeiro minuto deixou Ademilson de frente para o gol. O atacante, no entanto, bateu à esquerda de Edson Bastos. Três minutos depois, o meia são-paulino voltou a aparecer, mas dessa vez errou na marcação, cometeu falta dura e recebeu um cartão amarelo.

O São Paulo mantinha a posse de bola, mas não encontrava espaços para furar a defesa adversária. Lucas até tentava em jogadas individuais, mas estava sempre muito bem marcado ou era parado com falta. Com isso, a equipe passou a arriscar chutes de fora da área, com Denilson e Jadson, que levavam perigo para o goleiro adversário.

O time da casa conseguiu chegar ao primeiro gol em um erro da Ponte Preta. Após lançamento na área, o atacante Roger colocou o braço na bola dentro da área. Rodrigo Guarizo do Amaral titubeou, mas foi avisado pelo árbitro que fica na linha de fundo e marcou o pênalti. Rogério Ceni foi para cobrança e bateu no canto esquerdo de Edson Bastos, que até pulou no lado certo, mas não conseguiu defender.

Não demorou muito para que o São Paulo chegasse ao segundo gol, com Lucas. Cinco minutos depois, o meia driblou um marcador, participou de uma bela triangulação no ataque com Jadson e Ademilson, recebeu de volta e bateu forte, no canto direito do goleiro, que não chegou a tempo.

A desvantagem apavorou a Ponte Preta que passou a dar mais espaços para o adversário. Após um erro de marcação do time campineiro, Ademilson foi à linha de fundo e cruzou, a bola sobrou para Jadson que bateu de primeira, com muito perigo. Com o tempo, no entanto, o São Paulo se acomodou e diminuiu o ritmo, esperando o primeiro tempo acabar.

Totalmente dominada na etapa inicial, a Ponte Preta voltou com alterações para o segundo tempo. Entraram Lucas e Bruno Sabino, nos lugares de Somália e Luan. Os campineiros passaram a ficar com a posse de bola, mas em contra-ataques era o São Paulo que levava mais perigo. Em um desses lances, Ademilson bateu com perigo, à esquerda do gol.

Desanimada, a Ponte Preta não mostrava forças para reagir, enquanto o São Paulo estava confortável com a vantagem e apenas tocava a bola. Assim, a partida perdeu em emoção e foi se arrastando sem chances de ambos os lados. Percebendo isso e sabendo do cartão amarelo de Lucas, Ney Franco tirou o meia e promoveu a entrada de Osvaldo.

As entradas de nomes como Cícero e João Schmitt, que queriam mostrar serviço para conquistar uma vaga na equipe, animaram a partida e resultaram em novas emoções. Em uma delas, Paulo Miranda recebeu ótimo passe de Osvaldo e finalizou de letra, mas Edson Bastos fez grande defesa.

A três minutos para o final, Osvaldo fez um golaço. Ele recebeu na intermediária, passou por três marcadores com lindos dribles e chutou no ângulo direito do goleiro ponte-pretano, para fechar com chave de ouro a noite são-paulina.

Atualizado às 23:07

SÃO PAULO 3 x 0 PONTE PRETA

SÃO PAULO: Rogério Ceni; Rafael Toloi, Paulo Miranda, Edson Silva e Cortez (Cicero); Denilson (João Schmitt), Maicon, Jadson; Lucas (Osvaldo) e Ademilson. Técnico: Ney Franco

PONTE PRETA: Edson Bastos; Cicinho, Tiago Alves, Diego Sacoman (Ferron) e Uendel; Baraka, Somália (Lucas), Luan (Bruno Sabino) e Ricardinho; Rildo e Roger. Técnico: Gilson Kleina

Gols: Rogério Ceni, aos 21, e Lucas, aos 25 minutos do primeiro tempo. Osvaldo, aos 43 minutos do segundo tempo.

Cartões amarelos: Lucas, Denilson, Cortez, Osvaldo, Somália, Roger, Tiago Alves, Baraka

Árbitro: Rodrigo Guarizo (SP)

Público: 9.900,00 pagantes

Renda: R$ 192.045,00

Local: Estádio do Morumbi, em São Paulo (SP)

LANCES

SEGUNDO TEMPO

47min - FINAL DE JOGO. O São Paulo volta a vencer após três derrotas e se aproxima do G-4.

45min - O árbitro dá mais dois minutos de jogo.

43min - GOOLLLAAAÇO DO SÃO PAULO - Osvaldo passa por três marcadores na entrada da área e manda uma bomba no ângulo, sem chance para Edson Bastos.

39min - A Ponte responde. Roger faz grande jogada da área e cruza rasteiro. A bola passa por todo mundo, inclusive por Cicinho, que mergulhou de carrinho, mas não conseguiu o desvio para o gol vazio.

38min - Cicero faz boa jogada pela direita e cruza rasteiro para a entrada de Paulo Miranda, na primeira trave. O zagueiro tenta de letra e Edson Bastos faz grande defesa.

36min - O São Paulo domina o jogo e volta a se empenhar mais no ataque, atrás do terceiro gol.

33min - Osvaldo recebe belo passe após triangulação na entrada da área, invade e chuta para boa defesa do goleiro da Ponte.

31min - Cicero tenta chapelar Baraka no meio-de-campo, mas o ponte-pretano corta com a mão. O árbitro marca a falta, mas não dá o que seria o segundo amarelo ao volante da Ponte.

27min - Cortez deixa o São Paulo para entrada de Cicero.

23min - João Schmitt entra na vaga de Denilson no São Paulo.

21min - Ferron entra no lugar de Diego Sacoman na Ponte Preta.

16min - Cortez faz falta em Ricardinho e toma o amarelo. É o terceiro dele, que está fora do jogo contra o Corinthians, no próximo domingo.

15min - Lucas deixa o campo para a entrada de Osvaldo no São Paulo.

9min - Baraka toma o cartão amarelo por causa de uma falta em Lucas.

9min - Após boa jogada de Jadson pela direita, Ademilson briga pela bola na área da Ponte, ganha, mas chuta para fora, perdendo grande chance de ampliar.

5min - O segundo tempo começa muito faltoso por parte das duas equipes. Ninguém tomou o domínio do jogo ainda.

0min - Começa o segundo tempo. A Ponte voltou com Lucas no lugar de Somália e Bruno Sabino na vaga de Luan. O São Paulo não mudou no intervalo

PRIMEIRO TEMPO

46min - Final do primeiro tempo. O São Paulo venceu fácil no primeiro tempo a Ponte Preta, que praticamente não ameaçou o gol de Rogério Ceni.

45min - O árbitro dá mais um minuto de jogo.

42min - A Ponte finalmente acorda no jogo. Após rebatida da zaga do São Paulo, Baraka bate forte de fora da área e Rogério defende parcialmente. No rebote, Roger chuta e o goleiro faz outra defesa. Mas o árbitro já havia parado o lance, marcando impedimento do atacante ponte-pretano.

38min - Rogério Ceni bate a falta em cima da barreira. A bola sai amortecida e facilita a defesa de Edson Bastos

37min - Tiago Alves derruba Ademilson sem bola, na entrada da área, e toma o amarelo pela falta. Boa chance para Rogério fazer o seu segundo.

36min - Admilson faz boa jogada pela esquerda, passa pelo marcador e cruza. A zaga ponte-pretana rebate mal e a bola sobra para Jadson mandar da entrada da área. A bola passa rente à trave de Edson Bastos.

32min - Os gols deram tranquilidade ao São Paulo que agora limita-se a tocar a bola. Quando a posse é da Ponte, o time cerca e espera o passe errado da equipe campineira.

25min - GOOLLL DO SÃO PAULO Lucas tabela com Jadson e Ademilson e bate firme de fora da área, no canto direito de Edson Bastos.

24min - Na batida do escanteio, a zaga afasta o perigo.

24min - Ricardinho bate a falta na área do São Paulo e Rogério Ceni espalma para escanteio.

23min - Denilson faz falta mais dura e toma o cartão amarelo. Boa chance para a Ponte.

21min - GOOLLL DO SÃO PAULO - Rogério Ceni bate bem, no canto, e marca o primeiro do São Paulo

19min - PÊNALTI PARA O SÃO PAULO - Jadson bate a falta na área e Diego Sacoman corta com o braço. Roger reclama e toma o amarelo.

18min - Somália faz falta mais dura em Lucas e interrompe a arrancada do são-paulino. Amarelo para o ponte-pretano.

14min - O São Paulo pressiona desde o começo do jogo, mas ameaçou o gol de Edson Bastos apenas uma vez, com Ademilson. A Ponte mal passou do meio-de-campo com a bola.

8min - Jadson bate a falta alçada na área e Paulo Miranda cabeceia por cima do gol

7min - Lucas arranca pela direita e sofre a falta quase no bico da área da Ponte. Boa chance para o São Paulo

4min - Lucas faz falta por trás em Rildo e toma o primeiro amarelo do jogo.

2min - Ademilson perde a primeira boa chance para o São Paulo. Após passe pelo meio da zaga ponte-pretana, o atacante recebe na área, ajeita e bate à esquerda do goleiro.

0min - Rola a bola no Morumbi

Tudo o que sabemos sobre:
futebolSão Paulo FCPonte Preta

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.