Marcelo Cortes/Flamengo
Marcelo Cortes/Flamengo

SBT e Band estão na disputa pelos direitos de transmissão do Cariocão 2021

Emissoras mostram interesse em passar os jogos do Estadual do Rio; Flamengo pode ser um divisor de águas

Daniel Batista, O Estado de S.Paulo

15 de dezembro de 2020 | 12h00

Um dos campeonatos estaduais mais tradicionais do futebol brasileiro, o Campeonato Carioca está sem transmissão na TV e também na internet, por streaming. SBT e TV Bandeirantes querem adquirir os direitos de transmissão da competição, que era exibida pela Rede Globo até este ano, quando a emissora carioca rompeu com a Federação Carioca. A própria Globo e a Claro/Sky também estão de olho e monitoram a situação do torneio.

O Estadão apurou que já houve conversas iniciais por parte do SBT e da Band com a Federação Carioca, mas as emissoras aguardam as próximas semanas para formalizar uma proposta em dinheiro. O Cariocão 2021 deverá ter mudanças em seu regulamento e formato e isso pode impactar nos valores da transação. 

O Flamengo pode ser um divisor de águas nesta disputa. Os interessados querem saber qual é o posicionamento do clube em relação aos direitos de transmissão. Um dos principais motivos para a Globo ter rompido anteriormente foi o fato de o time rubro-negro pedir um valor muito maior para fechar os direitos, em comparação ao que receberia Fluminense, Botafogo e Vasco, por exemplo. 

A Globo tinha contrato de exclusividade com o campeonato até 2024, mas rompeu o acordo neste ano após disputa judicial com o Flamengo por ele ter transmitido seus jogos sem autorização da emissora. Entretanto, a própria Globo acompanha a movimentação do mercado e não descarta entrar na briga para adquirir os direitos de transmissão novamente, mas com condições diferenciadas. Situação parecida vive a Claro/Sky. As duas empresas de TV a Cabo cogitam comprar os direitos e exibir os jogos no pay-per-view, como fez na partida entre Uruguai x Brasil, pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo. 

Campeonato Carioca rende audiência nacional

O interesse das emissoras em exibir o Campeonato Carioca é muito maior do que apenas ter bons índices de audiência no Rio de Janeiro. O Estadual também dá bons números nacionais. Um exemplo disso aconteceu no SBT, que comprou a final do Carioca deste ano, entre Flamengo e Fluminense. A emissora de Silvio Santos conseguiu chegar aos 34 pontos de pico no Rio durante o jogo, superando o Jornal Nacional, da Globo, algo difícil de acontecer.

O jogo também teve ótimos números em outras regiões do Brasil. Vale ressaltar, porém, que muito do sucesso se deve ao fato de ter o Flamengo em ação, time de maior torcida do País e que tem milhões de torcedores espalhados pelo Brasil.

A reportagem conversou com pessoas ligadas aos canais da Rede Globo, que transmite os Estaduais, e apurou que apenas o Campeonatos Paulista e o Carioca conseguem ter bons índices fora de seus respectivos Estados. O Paulistão continuará nas mãos da emissora pelo menos até o fim de 2021, data que se encerra o atual contrato. 

Com o fim da Medida Provisória 984, os clubes não poderão mais negociar individualmente os jogos em que forem mandantes. Assim, não é possível que um time transmita sua própria partida em algum canal de streaming, como fez o Flamengo nesta temporada. 

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.