Fernando Vergara/AP
Fernando Vergara/AP

Copa América 2020: Seleção brasileira estreará contra a Venezuela e terá Catar no grupo

Ordem dos confrontos foi definida nesta terça-feira em sorteio realizado em Cartagena, na Colômbia

Redação, O Estado de S.Paulo

03 de dezembro de 2019 | 22h20

A seleção brasileira conheceu nesta terça-feira a ordem dos confrontos na edição de 2020 da Copa América. Campeão do torneio há cinco meses, a equipe comandada por Tite fará o primeiro jogo contra a Venezuela, em 14 de junho, em Cali, em duelo válido pelo Grupo Norte, que acontece na Colômbia. Argentina e Chile abrem a competição dois dias antes no estádio Monumental de Nuñez, em partida válida pelo Grupo Sul, que será disputado na Argentina. Leia mais sobre a Copa América

A cerimônia da definição dos confrontos aconteceu em Cartagena, na Colômbia. Também foram sorteadas as chaves dos dois países convidados. A Austrália foi para o grupo da Argentina e o Catar, para o do Brasil. 

O sorteio contou com a presença do pentacampeão mundial Juninho Paulista, coordenador de seleções da CBF. "É muito difícil, uma competição cada vez mais complicada, com as equipes se preparando mais. É uma honra o Brasil ter ganhado a última Copa América. O Brasil está preparado para competir, acredito que é um dos favoritos, como Argentina, Colômbia, Uruguai e Chile. Todas são equipes grandes. Antes dessa Copa América ao Brasil ficou 12 anos sem ganhar. Sabemos das dificuldades e valorizamos muita a última conquista", analisou.

O chaveamento já estava pré-definido e os comandados de Tite também terão pela frente na primeira fase confrontos contra o Peru (dia 18/6, em Medellin), Catar (dia 23, em Barranquilla), Colômbia (dia 27, em Barranquilla) e Equador (dia primeiro, em Bogotá). O Grupo Sul, além de Argentina, Chile e Austrália conta também com Paraguai, Bolívia e Uruguai. Os  quatro primeiros colocados de cada chave avançam para a fase de mata-mata.

Presente em Cartagena para o sorteio, o auxiliar técnico César Sampaio reclamou do deslocamento por causa da ordem dos jogos. "Nós já tínhamos uma prévia do grupo, o mais importante era a distribuição e os locais dos jogos. Em termos de logística, viajaremos um pouco mais, mas isso é tranquilo. Estamos confiantes. Temos a possibilidade de fazer uma boa preparação e vejo o Brasil com grandes chances na competição", analisou.

Grupos da Copa América 2020

Grupo Norte: 

Colômbia

Brasil

Catar

Venezuela

Equador

Peru

Grupo Sul: 

Argentina

Austrália

Bolívia

Uruguai

Chile

Paraguai

Quando será a Copa América 2020?

O torneio acontece entre os dias 12 de junho e 11 de julho. 

Onde será a Copa América 2020?

A competição continental será realizada pela primeira vez em dois países, na Colômbia e na Argentina, simultaneamente.

Tabela da Copa América

Nas edições anteriores as seleções eram divididas em três grupos de quatro times. Desta vez a primeira fase terá dois hexagonais. Haverá confrontos de todos contra todos dentro de suas chaves. A ordem dos confrontos sairá nesta terça-feira. A Argentina vai abrir o torneio no dia 12 de junho e a final será disputada em 12 de julho, na Colômbia. As partidas das quartas de final em diante já estão definidas:

Quartas de final

Jogo 1: 1º Norte x 4º Sul

Jogo 2: 2º Norte x 3 Sul

Jogo 3: 1º Sul x 4º Norte

Jogo 4: 2º Sul x 3º Norte

Semifinais

Jogos 5: Vencedor do Jogo 1 x Vencedor do Jogo 2

Jogos 6: Vencedor do Jogo 3 x Vencedor do Jogo 4

Decisão de 3º lugar

Perdedor do Jogo 5 x Perdedor do Jogo 6

Final

Vencedor Jogo 5 x Vencedor do Jogo 6

Regulamento da competição

Vão se classificar os quatro primeiros colocados de cada grupo, que jogarão no sistema mata-mata. Os dois primeiros colocados de cada chave ficarão nos países em que jogaram na primeira fase, enquanto os terceiros e quartos jogarão em outro país. 

 

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.