Arquivo/AE
Arquivo/AE

Seleção britânica de futebol só terá ingleses em Londres 2012

Inglaterra, Escócia, Irlanda do Norte e País de Gales competirão sob uma só bandeira nos Jogos Olímpicos

AE-AP, Agencia Estado

29 de maio de 2009 | 08h37

As federações de futebol da Inglaterra, Escócia, Irlanda do Norte e País de Gales anunciaram nesta sexta-feira que apenas jogadores ingleses serão convocados para defender a seleção britânica nos Jogos Olímpicos de 2012, em Londres. A decisão foi divulgada por meio de carta enviada à Fifa, que tinha dado um prazo até o fim deste mês para solucionar o imbróglio.

A Grã-Bretanha está inscrita sob uma só bandeira no Comitê Olímpico Internacional e na grande maioria dos esportes coletivos, mas não é o que ocorre no caso da Fifa, em que os quatro países disputam as competições separadamente. Como os britânicos têm direito a uma vaga como país-sede, a Fifa decidiu abrir uma exceção, e indicou que os próprios dirigentes dos países chegassem a um acordo sobre o que fazer.

O problema é que escoceses, galeses e norte-irlandeses não aceitaram que seus jogadores fizessem parte da seleção britânica, com medo de perder influência na Fifa. Assim, chegou-se ao acordo que escolher apenas ingleses. Será a estreia do futebol britânico no futebol feminino em Jogos Olímpicos, enquanto no masculino a última participação foi em Roma, em 1960, quando a equipe caiu na primeira fase.

A Grã-Bretanha tem duas medalhas de ouro no futebol olímpico, ambas conquistadas nos primórdios da disputa: em Londres 1908 e Estocolmo 1912.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.