Naoki Nishimura/Reuters
Naoki Nishimura/Reuters

Seleção chinesa convoca Elkeson para as Eliminatórias da Copa do Mundo

Nome do brasileiro na lista de Marcelo Lippi reforça intenção do país em contar com mais atletas naturalizados

Redação, Estadão Conteúdo

21 de agosto de 2019 | 11h28

O técnico Marcelo Lippi divulgou nesta quarta-feira a lista de convocados da seleção chinesa para seus primeiros compromissos nas Eliminatórias Asiáticas para a Copa do Mundo de 2022 e incluiu o brasileiro Elkeson. E a presença do atacante na relação confirma a intenção da equipe de passar a contar com mais jogadores naturalizados. O Estado adiantou que o país preparava mutirão para naturalizar cinco brasileiros

A presença de Elkeson na convocação não é a primeira de um jogador naturalizado para defender a China nos últimos meses. Em junho, o meio-campista inglês Nico Yennaris também foi chamado por Lippi após se naturalizar e adotar o nome Li Ke. E isso ainda vai se intensificar.

O ex-jogador do Arsenal, hoje no Beijing Guoan, porém, possui origem familiar na China, ao contrário de Elkeson, que atualmente defende o Guangzhou Evergrande, atuando no futebol asiático desde 2013. Neste período, o atacante brasileiro marcou mais de cem gols pelo clube.

Além de Elkeson e Yennaris, outro destaque da convocação da China por Lippi para o duelo com a seleção das Maldivas, fora de casa e marcado para 10 de setembro, é a presença do meio-campista Wu Lei, do Espanyol.

A seleção da China é apenas a 71ª colocada no ranking da Fifa e só conseguiu se classificar para uma edição da Copa do Mundo, a de 2002. Agora, para melhorar o seu desempenho esportivo, pretende investir na naturalização de jogadores. Os próximos devem ser os brasileiros Ricardo Goulart, do Guangzhou Evergrande, Alan, do Tianjin Tianhai, Aloísio, do Guangdong Tigers, e Fernandinho, do Hebei Fortune, além do inglês Tyias Browning, também do Guangzhou.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.