PUBLICIDADE

Seleção tem 70% de chances de vencer a Croácia, aponta estudo

Trabalho da Fundação Getulio Vargas realizou 100 mil simulações dos jogos da Copa; probabilidade de o Brasil ser campeão é de 28%

Por Diego Salgado
Atualização:

A seleção brasileira entra em campo nesta quinta-feira para enfrentar a Croácia com quase 70% de chances de conseguir uma vitória na primeira partida daCopa do Mundo. Pelo menos é o que aponta um estudo realizado pela Escola de Matemática Aplicada da Fundação Getulio Vargas, que analisou os resultados das32 seleções do Mundial nos últimos quatro anos. O trabalho apontou até o placar mais provável do jogo de abertura: 2 a 0.

PUBLICIDADE

A partir dos algoritmos desenvolvidos, os professores Moacyr Alvim e Paulo Cezar Carvalho realizaram previsões dos resultados das 64 partidas da Copa. Épossível, por exemplo, conhecer as chances do Brasil fechar a primeira fase do torneio na liderança. De acordo com o estudo, a probabilidade da seleção serlíder do Grupo A é de 98%. Um confronto contra a Holanda nas oitavas de final tem 44% de chance de acontecer - contra o Chile, 29%, e diante da Espanha,23%.

"O modelo estatístico permite simular um jogo. Ele é alimentado por resultados dos últimos quatro anos e permite estimar o ataque e a defesa de cada seleção. Não é um oráculo", disse o professor Moacyr Alvim.

Seleção brasileira enfrenta a Croácia na Arena Corinthians na primeira partida da Copa Foto: Alex Silva/Estadão

O estudo classifica o ranking das seleções a partir de critérios diferentes daqueles utilizados pela Fifa. De acordo com os dados reunidos no trabalho, o Brasil tem 60% de chances de derrotar o México no segundo jogo - o resultado mais provável é 1 a 0. Contra Camarões, o placar deve ser 3 a 0 (o Brasil venceuem 66% dos cruzamentos).

TÍTULO Entre todas as seleções do Mundial, a equipe brasileira tem a maior chance de ser campeã, com 28%. A dona do título mundial Espanha vem em seguida, com quase16%. A Argentina ficou com 12%. A surpresa ficou por conta da Colômbia, com pouco mais de 11%. Alemanha e Uruguai saíram vencedoras em 9% e 5% dascombinações, respectivamente.

Segundo o estudo, que realizou 100 mil simulações no total, a probabilidade de o Brasil disputar a final no Maracanã é de 40%. Além disso, o time de Felipão tem 52% de chances de disputar uma das semifinais.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.