Série C define rebaixados e os grupos da segunda fase

A primeira fase do Campeonato Brasileiro da Série C - a terceira divisão nacional - chegou ao fim neste domingo e definiu os dois últimos classificados ao quadrangular decisivo, enquanto que o Marília-SP decepcionou os seus torcedores ao perder em casa e foi rebaixado para a Série D. Paysandu-PA e Luverdense-MT carimbaram o passaporte no Grupo A, enquanto que o Águia-PA ficou de fora.

AE, Agência Estado

18 de setembro de 2011 | 19h30

Os dois novos grupos já estão definidos. O Grupo E tem Paysandu, Luverdense, América-RN e CRB-AL. E o Grupo F é formado por Ipatinga-MG, Brasiliense-DF, Chapecoense-SC e Joinville-SC.

Na segunda fase, os oito classificados serão divididos em duas chaves de quatro equipes cada, que irão se enfrentar em jogos de ida e volta dentro dos respectivos grupos. Os dois primeiros de cada chave conquistam o acesso para a Série B de 2012 e os campeões dos grupos disputarão o título da Série C em duas partidas, de ida e volta. Os quatro clubes rebaixados para a Série D são: Rio Branco-AC, Campinense-PB, Marília e Brasil-RS.

O departamento técnico da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) vai se reunir nesta segunda-feira para definir os locais e as datas dos jogos da segunda fase. Mas já é certo que, pelo Grupo E, o Paysandu estreia fora de casa diante do CRB, enquanto que o América-RN vai até Lucas do Rio Verde (MT) para enfrentar o Luverdense. No Grupo F, o Ipatinga estreia diante do Joinville, em Santa Catarina, enquanto que a Chapecoense encara o Brasiliense, em Brasília.

JOGOS DECISIVOS - Diante do já eliminado Araguaína-TO e atuando diante de seus torcedores, o Paysandu carimbou o passaporte para o quadrangular decisivo ao golear por 5 a 0, com gols de Josiel (duas vezes), Juliano, Fábio e Rafael Oliveira. O time paraense terminou a primeira fase na liderança do Grupo A, com 14 pontos, enquanto que o time tocantinense é o quarto colocado, com apenas um ponto e só não foi rebaixado porque o Rio Branco acabou sendo punido pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).

Quem também conseguiu carimbar o seu passaporte foi o Luverdense, que venceu o Águia por 1 a 0, em um confronto direto, e subiu para vice-liderança, com 13 pontos. O time paraense terminou com a mesma pontuação, mas não se classificou devido ao saldo de gols: 5 a 3.

Três times lutavam contra o rebaixamento no Grupo C e quem levou a pior foi o Marília. Mesmo atuando diante de seus torcedores e contra um concorrente direto, o time paulista perdeu para o Macaé-RJ por 6 a 4, em uma partida emocionante, e acabou sendo degolado para a Série D. O Marília terminou na lanterna, com oito pontos, mesma pontuação dos cariocas, que escaparam devido ao saldo de gols: -3 contra -6.

Quem também corria risco de rebaixamento era o Madureira-RJ, que venceu o já classificado Brasiliense por 2 a 0, em casa. Com gols de Elias e Diego, o time fluminense chegou aos dez pontos e terminou na terceira colocação, enquanto que a equipe do Distrito Federal segue brigando pelo acesso. Terminou vice-líder do Grupo C, com 13 pontos, atrás apenas do Ipatinga, com 18.

Com gol de Sagaz no final do primeiro tempo, a Chapecoense venceu o Caxias-RS, por 1 a 0, e garantiu a liderança do Grupo D, com 16 pontos, passando o Joinville, que ficou com um ponto a menos. O time grená apenas cumpriu tabela, pois não tinha mais chance de classificação e rebaixamento, terminando em terceiro lugar, com oito pontos.

Já rebaixado depois de ser punido pelo STJD com a perda de seis pontos, o Brasil recebeu o Santo André-SP e não passou de um empate por 1 a 1, terminando na lanterna do grupo, com apenas dois pontos. Já o clube paulista foi o quarto colocado, com oito.

Confira a 10.ª rodada da Série C:

Sábado

Fortaleza-CE 4 x 0 CRB-AL

Campinense-PB 1 x 0 Guarany-CE

Domingo

Marília-SP 4 x 6 Macaé-RJ

Madureira-RJ 2 x 0 Brasiliense-DF

Paysandu-PA 5 x 0 Araguaína-TO

Luverdense-MT 1 x 0 Águia-PA

Brasil-RS 1 x 1 Santo André-SP

Chapecoense-SC 1 x 0 Caxias-RS

Tudo o que sabemos sobre:
futebolCampeonato BrasileiroSérie C

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.