Série D define quem avança e duelos das oitavas de final

A maratona de jogos, neste domingo, válidos pela 10.ª rodada da primeira fase do Campeonato Brasileiro da Série D, definiu todos os classificados às oitavas de final. Com tudo definido nos Grupos 1, 4 e 6, restavam 11 vagas, que foram definidas nesta última rodada, com destaque para Santa Cruz-PE e Oeste-SP, que venceram seus jogos e avançaram ao mata-mata que vai ter 16 times.

AE, Agência Estado

18 de setembro de 2011 | 19h52

Na segunda fase, começa o sistema de mata-mata, que vai até o final da competição com jogos de ida e volta. O critério de desempate desta fase será semelhante ao da Copa do Brasil, sendo que os gols fora de casa contam e caso haja empate, a decisão será nos pênaltis.

Pelo Grupo 2, o Independente-PA garantiu a classificação ao derrotar o Trem-AP por 1 a 0. Com o resultado, o time paraense terminou com 14 pontos, na liderança. O Sampaio Corrêa-MA garantiu vaga nas oitavas ao empatar com o São Raimundo-PA, por 1 a 1, e terminou com 13 pontos.

No Grupo 3, tudo estava indefinido: liderança e classificados. O Santa Cruz recebeu o Alecrim-RN e conquistou a importante vitória por 2 a 1, que deixou o time pernambucano na segunda colocação, com 15 pontos, e classificado às oitavas. O seu xará, o Santa Cruz-RN, venceu o Guarani-CE, por 1 a 0, e garantiu presença no mata-mata, na liderança, com 16 pontos.

Emoção não faltou na decisão dos classificados do Grupo 5. O Tupi-MG se garantiu nas oitavas ao derrotar o Itumbiara-GO, por 1 a 0, e assegurar a liderança com 14 pontos. O time goiano, mesmo com a derrota, estará na próxima fase. O Anapolina-GO, que vencia o jogo contra o Tocantinópolis-TO por 4 a 1, teve o jogo interrompido por confusões entre dirigentes fora de campo. A partida retornou, mas o time de Tocantins, com três jogadores expulsos e dois lesionados, foi impedido de continuar a partida por falta de jogadores - menos de sete. Com isso, o Anapolina deu adeus à competição por apenas um gol.

Pelo Grupo 7, os dois times paulistas da Série C fizeram bonito e estão nas oitavas. O Mirassol se classificou com antecedência e viu o Oeste avançar ao ganhar do CENE-MS por 3 a 1. Com a vitória, terminou a fase de grupos na primeira colocação com 14 pontos, os mesmos do Mirassol, mas ficou na frente pelo saldo de gols: 4 a -1.

No Grupo 8, Brusque-SC e Cianorte-PR chegaram à última rodada podendo se classificar. O time paranaense se deu melhor, mesmo empatando com o Cruzeiro-RS por 2 a 2, pois o Brusque perdeu para o já classificado Juventude-RS por 1 a 0. Ao final dos confrontos, o Juventude terminou na liderança, com 19 pontos, seguido por Cianorte, com 14.

Confira a 10.ª rodada da Série D:

Domingo

Vila Aurora-MT 1 x 3 Nacional-AM

Cuiabá-MT 4 x 0 Penarol-AM

Independente-PA 1 x 0 Trem-AP

Sampaio Corrêa-MA 1 x 1 São Raimundo-PA

Santa Cruz-RN 1 x 0 Guarani-CE

Santa Cruz-PE 2 x 1 Alecrim-RN

River Plate-SE 1 x 2 Bahia de Feira-BA

Vitória da Conquista-BA 2 x 0 Treze-PB

Anapolina-GO 4 x 0 Tocantinópolis-TO

Tupi-MG 1 x 0 Itumbiara-GO

Volta Redonda-RJ 4 x 1 São Mateus-ES

Formosa-DF 0 x 4 Audax-RJ

Oeste-SP 3 x 1 CENE-MS

Operário-PR 3 x 0 Mirassol-SP

Cruzeiro-RS 2 x 2 Cianorte-PR

Brusque-SC 0 x 1 Juventude-RS

Confira os confrontos das oitavas de final:

Cuiabá-MT (1.º do Grupo 1) x Sampaio Correa-MA (2.º do Grupo 2)

Independente-PA (1.º do Grupo 2) x Penarol-AM (2.º do Grupo 1)

Santa Cruz-RN (1.º do Grupo 3) x Treze-PB (2.º do Grupo 4)

Coruripe-AL (1.º do Grupo 4) x Santa Cruz-PE (2.º do Grupo 3)

Tupi-MG (1.º do Grupo 5) x Volta Redonda-RJ (2.º do Grupo 6)

Villa Nova-MG (1.º do Grupo 6) x Itumbiara-GO (2.º do Grupo 5)

Oeste-SP (1.º do Grupo 7) x Cianorte-PR (2.º do Grupo 8)

Juventude-RS (1.º do Grupo 8) x Mirassol-SP (2.º do Grupo 7)

Tudo o que sabemos sobre:
futebolCampeonato BrasileiroSérie D

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.