Série D já tem todos 16 classificados para próxima fase

Central, Metropolitano, Tombense, Globo e Operário ficaram com as últimas vagas disponíveis para a fase de mata-mata do torneio

Estadão Conteúdo

21 Setembro 2014 | 21h36

Com a disputa neste domingo na 10ª e última rodada da primeira fase da Série D do Brasileiro, foram conhecidos todos os 16 clubes classificados. Central, Metropolitano, Tombense, Globo e Operário ficaram com as últimas vagas disponíveis. Assim, se juntaram a Rio Branco-AC, Santos-AP, Remo, Moto Club, Jacuipense, Confiança, Brasiliense, Anapolina, Ituano, Brasil e Londrina, que já estavam previamente garantidos.

Mas quatro dos oito confrontos da próxima fase do campeonato precisarão ser definidos do sorteio, que acontecerá nesta segunda-feira. Segundo o regulamento, quando dois clubes que terminaram na mesma colocação, mas em grupos diferentes, se igualam no aproveitamento e também no saldo de gols, um sorteio decidirá quem ficará com a melhor campanha.

Esse empate aconteceu duas vezes: com os segundos colocados Central e Metropolitano, ambos com aproveitamento de 50% e saldo de gols de seis; e com os segundos colocados Globo e Operário, que ficaram com o mesmo aproveitamento de 66,7% e saldo de gols de seis.

Com isso, apenas quatro confrontos da próxima fase já estão confirmados: Londrina x Santos, Rio Branco x Ituano, Brasiliense x Anapolina e Moto Club x Remo. Os outros quatro dependem do sorteio, podendo ser: Confiança x Central/Metropolitano, Tombense x Central/Metropolitano, Brasil x Globo/Operário e Jacuipense x Globo/Operário.

Agora que começa o mata-mata na Série D, com jogos de ida e volta, todos os primeiros colocados ganham o direito de decidir em casa. Alguns confrontos exigirão uma viagem longa. O Santos, por exemplo, terá de deixar o Amapá para ir ao Paraná enfrentar o Londrina, enquanto o Ituano sairá de São Paulo para encarar o Rio Branco no Acre.

Confira os resultados deste domingo:

Brasil 1 x 0 Ituano

Jacupiense 1 x 1 Coruripe

Penapolense 4 x 0 Pelotas

Central 5 x 0 Baraúnas

Brasiliense 2 x 1 Villa Nova

Boavista 0 x 6 Metropolitano

Guarani-SC 0 x 0 Cabofriense

Globo 1 x 0 Porto

Operário 3 x 2 Goianésia

Tombense 3 x 0 Luziânia

Moto Club 2 x 1 Remo

River 7 x 1 Guarani de Sobral

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.