Sete seleções podem garantir vaga nesta sexta na Copa do Mundo

Dois desses times estão na América do Sul: são Colômbia e Chile

Larissa Fafá, especial para o Estado, O Estado de S.Paulo

10 de outubro de 2013 | 19h12

SÃO PAULO - Sete seleções podem carimbar seu passaporte para a Copa do Mundo de 2014 na próxima rodada das Eliminatórias, que acontece nesta sexta-feira. Ao todo, serão 30 jogos. Em disputa, as 21 vagas ainda abertas para a competição do ano que vem. Dez seleções já garantiram vaga no Mundial, sem contar o anfitrião Brasil, que anda pelo mundo atrás de amistosos internacionais - neste sábado, a seleção de Felipão encara a Coreia do Sul. Os novos participantes do Mundial podem vir da Europa, América do Sul e América Central. 

Se a equipe da Alemanha se der bem diante da Irlanda, ela terá confirmada sua presença na Copa. Liderando a disputa no Grupo C das Eliminatórias da Europa, a seleção comandada por Joachim Löw também pode carimbar o passaporte se a Suécia, segundo colocado na mesma chave, não conseguir os três pontos enfrentando a Áustria. Quem também está perto do Brasil é a Bélgica. Em posição privilegiada na disputa, os belgas se classificam se ao menos empatarem com a Croácia. Não é jogo fácil. A Rússia,  país que sediará o Mundial de 2018, também garante vaga se bater Luxemburgo, mas depende de uma vitória de Israel diante de Portugal, de Cristiano Ronaldo, um dos melhores jogadores da Europa. Os portugueses jogam em casa.

Ainda pela Europa, a Suíça está por uma vitória para se credenciar. Basta superar a Albânia. Considerando que a seleção suíça está com melhor pontuação em seu grupo e os albaneses ocupam a vice-lanterna, a façanha pode se consumar nesta rodada. Mesmo sem a vitória, a Suíça se classifica pela combinação de outros resultados. Se sua adversária direta no Grupo E, a Islândia, não ganhar de Chipre, um empate é suficiente para colocar a equipe de Ottmar Hitzfeld junto aos classificados. Tem mais: até no caso de derrota, os suíços podem se dar bem nessas Eliminatórias. Eles torcem para que islandeses e eslovenos, que ainda enfrentarão a Noruega, não ganhem suas partidas.

CONCACAF

Pela disputa de vagas na Concacaf, que abrange América do Norte, Central e Caribe, somente Honduras pode preparar a festa nesta rodada. A seleção garante participação em sua terceira Copa do Mundo se derrotar a Costa Rica, mas para que dê certo, precisa também de um empate do México com o Panamá.

HERMANOS

Os adversários do continente sul-americano estão em situação mais dependente. Com apenas um empate, a Colômbia pode marcar na agenda seu compromisso com o Mundial. Faltam duas rodadas para o fim da disputa. A Colômbia tem 26 pontos, três atrás da garantida Argentina (29). Mesmo se perder para o Chile, seu rival desta sexta e que muito provavelmente terá o palmeirense Valdivia em campo, já estará garantida se sair um vencedor do jogo Equador e Uruguai, que somam 22 pontos cada. Neste caso, o perdedor só poderá atingir 25 pontos, de modo que não alcançará a pontuação do time colombiano. O Chile se garante com a vitória.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.