Gleb Garanich/Reuters
Gleb Garanich/Reuters

Shakhtar Donetsk vence o Real Madrid e retoma chance de classificação na Liga dos Campeões

Em casa, equipe ucraniana garante vitória por 2 a 0 com direito a gol do ex-corintiano dentinho

Redação, O Estado de S.Paulo

01 de dezembro de 2020 | 17h19

O Shakhtar Donetsk deu um passo importante rumo às oitavas de final da Liga dos Campeões. O time ucraniano voltou a vencer o Real Madrid no torneio continental, desta vez em casa e pelo placar de 2 a 0, assumindo o 2º lugar do grupo B.

Com o resultado, a chave segue sendo liderada pelo Borussia Mönchengladbach, que soma oito pontos, mas tem uma partida a menos. Tanto Shakhtar Donetsk como Real Madrid somam sete pontos cada, mas a equipe da Ucrânia assume a vice-liderança por ter levado a melhor nos confrontos diretos sobre o rival espanhol. Na lanterna, a Inter de Milão soma apenas dois pontos, também com um jogo a menos.

Os dois gols que marcaram o novo tropeço dos comandados de Zinedine Zidane foram marcados no segundo tempo. O brasileiro Dentinho iniciou o duelo no banco de reservas, mas entrou ainda no primeiro tempo no lugar de Júnior Moraes, que saiu lesionado. O atacante ex-Corinthians inaugurou o placar aos 12 minutos do segundo tempo aproveitando o corte mal feito de Mendy dentro da área merengue para finalizar de perna esquerda na saída do goleiro Courtois, concretizando um contra-ataque certeiro da equipe ucraniana.

O que já era ruim para o Real Madrid acabou ficando pior. Aos 37 minutos da segunda etapa, novamente em contra-ataque pela esquerda, Solomon carregou a bola na ponta, foi para cima da marcação espanhola em direção ao gol e chutou baixo e forte, sem chances para Courtois.

No geral, o Real Madrid controlou mais o jogo, teve mais posse de bola, mas foi o Shakhtar quem soube aproveitar as oportunidades, principalmente na exploração dos contra-ataques rápidos. Mesmo perdendo por 2 a 0, o time espanhol não conseguiu ameaçar os mandantes.

Vinícius Júnior tentou ir para cima da defesa rival com dois minutos para o fim do tempo regular, mas acabou sendo parado com falta. Na cobrança, Kroos tentou a batida direta, que passou sem levar perigo ao goleiro Trubin. Em outro lance, o brasileiro recebeu de Isco dentro da área e chutou forte. A bola acabou explodindo na defesa, mas na volta bateu de novo no atacante, indo para a linha de fundo rumo ao tiro de meta.

Em situação delicada na Liga dos Campeões, o Real Madrid agora encara o Borussia na próxima quarta-feira. Neste meio tempo, pelo Espanhol, encara o Sevilla, que já está classificado no torneio continental. Na competição europeia, o Shakhtar Donetsk enfrenta a Inter, fora de casa, também na quarta-feira.

GRUPO A

O RB Salzburg não teve grandes problemas para vencer o Lokomotiv Moscou fora de casa por 3 a 1. A equipe alemã abriu o placar aos 21 minutos com Mergim Berisha, que voltou a ampliar o marcador aos 41 minutos. Na volta do intervalo, de pênalti, Miranchuk chegou a descontar para o time da casa aos 34 minutos, mas Karim Adeyemi colocou números finais no placar apenas dois minutos depois.

Com o resultado, o RB Salzburg sobe para a 3ª colocação do grupo A e mantém vivas as chances de classificação para a próxima fase. O time alemão encara o Atlético de Madrid na próxima quarta-feira, em casa. Por outro lado, o clube russo se complicou caindo para a última posição com 3 pontos. Na próxima rodada, tem o desafio de vencer o atual campeão Bayern de Munique fora de casa.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.