Vitor Silva/SS Press
Vitor Silva/SS Press

Sonho da Libertadores embala luta pelo G-5 do Brasileiro

Possibilidade de mais vagas no torneio continental dá novo ânimo para a rodada

Ciro Campos, O Estado de S. Paulo

01 Outubro 2016 | 07h00

Foco no Campeonato Brasileiro, mas com atenção voltada também para o que ocorrerá em Bogotá. Será assim a rodada deste sábado para muitos times, já que amanhã, na capital colombiana, a Conmebol vai bater o martelo e aumentar o número de participantes da Libertadores, o que deverá transformar o G-4 do Nacional em G-5.

A discussão sobre a ampliação do torneio sul-americano coincide com um momento de equilíbrio no meio da tabela do Brasileiro. Como o Santos, atual quarto colocado com 45 pontos, perdeu na última rodada, algumas equipes que se aproximaram veem no possível G-5 um incentivo para aumentar o ritmo nas 11 rodadas finais.

O ascendente Botafogo é um desses exemplos. As três vitórias nas últimas cinco rodadas permitem ao clube carioca sonhar em fazer parte do grupo. São somente cinco pontos de desvantagem para o Fluminense, o quinto colocado (38 a 43), mas com a oportunidade de fazer um confronto direto neste sábado.

O adversário no estádio Luso-Brasileiro a partir das 16h30 é o Corinthians, que soma 41 pontos. Com a equipe paulista sem vencer há quatro rodadas, o Botafogo pode igualar o rival em caso de vitória.

Para isso o técnico Jair Ventura conta com a recuperação do meia Camilo. O destaque do time era dúvida por estar com dores musculares. Recuperado, tem presença confirmada.

O Corinthians mantém a disputa por vaga na Libertadores em duas frentes, pois continua na Copa do Brasil. O time terá como novidades as entradas de Marciel e Willians nas vagas dos suspensos Rodriguinho e Giovanni Augusto.

"O jogo ganha mais importância porque abriu-se a possibilidade de uma quinta vaga aí para a Libertadores. Fica muito mais acirrado o campeonato. Precisamos vencer de qualquer maneira", afirmou o meia Marquinhos Gabriel.

Na mesma região da tabela, Santos e Atlético-PR fazem outro confronto direto na Vila Belmiro. A equipe tem somente três pontos a mais que o adversário, sexto colocado e que vem de duas vitórias.

O técnico Dorival Junior deve contar com o retorno de Ricardo Oliveira. O veterano atacante foi desfalque nos dois últimos jogos por estar com problemas na coxa direita. A tendência, porém, é que consiga atuar por somente um dos tempos.

Bicampeão da Libertadores, o técnico do Atlético-PR, Paulo Autuori, demonstrou ceticismo com a possível vaga extra. "Eu não acredito em nada partindo da Conmebol e da CBF. As coisas são faladas e não são concretizadas, então eu vou aguardar", comentou.

Outra partida que reúne equipes em situações semelhantes será em Campinas, entre a Ponte Preta e o Atlético-MG.

Na abertura da rodada, às 11 horas, o Fluminense recebe o Sport com ambição de tomar posição do Santos. 

O possível G-5 fez o Grêmio, antigo integrante das primeiras posições, a voltar a sonhar com a Libertadores. O time passou sete rodadas sem ganhar, até bater a Chapecoense e despontar como favorito para encarar no Mineirão o Cruzeiro, que está na zona do rebaixamento.

DESESPERO

Em situação complicada nas últimas posições, o Inter faz uma partida decisiva no Beira-Rio, às 21, contra o Figueirense, a primeira equipe fora da zona de degola. A diferença entre os times é de quatro pontos. Os donos da casa perderam nas quatro últimas rodadas.

FICHA TÉCNICA

BOTAFOGO X CORINTHIANS

BOTAFOGO: Sidão, Alemão, Carli, Emerson, Victor Luís; RodrigoLindoso, Bruno Silva, Diogo Barbosa e Camilo; Neilton e Canales. Técnico: Jair Ventura

CORINTHIANS: Walter, Fagner, Yago, Balbuena e Arana; Willians; Marquinhos Gabriel, Camacho, Marciel e Marlone; Romero. Técnico: Fábio Carille

Juiz: Caio Vieira (RN)

TV: Globo e PPV 

Local: Estádio Luso-Brasileiro

Horário: 16h30

FICHA TÉCNICA

SANTOS X ATLÉTICO-PR

SANTOS: Vanderlei; Victor Ferraz, Luiz Felipe, David Braz e Zeca; Renato, Thiago Maia, Lucas Lima e Jean Mota; Copete e Ricardo Oliveira. Técnico: Dorival Junior.

ATLÉTICO-PR: Weverton; Rafael Galhardo, Paulo André, Thiago Heleno e Nicolas; Otávio e Hernani; Lucho González, Lucas Fernandes e Pablo. Técnico: Paulo Autuori

Juiz: Pericles Bassols (PE)

TV: PPV 

Local: Vila Belmiro

Horário: 16h

 

 

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.