Lucas Figueiredo/CBF
Lucas Figueiredo/CBF

Sorteio da Copa América define ameaças à paz de Tite

Seleção conhece os rivais da primeira fase do torneio, que pode ser decisivo para o futuro do técnico; após decepção na Copa, título é quase obrigação

Marcio Dolzan / RIO, O Estado de S.Paulo

24 Janeiro 2019 | 04h31

O técnico Tite vai conhecer a partir das 20h30 desta quinta-feira, 24, os primeiros obstáculos que terá de superar para prosseguir em paz o seu trabalho na seleção brasileira. Na Cidade das Artes, a poucos metros da sede da CBF, na zona oeste do Rio, ele acompanhará o sorteio dos grupos da Copa América, competição que ocorre no País entre junho e julho. E vencer o torneio em casa um ano após fracassar na Copa da Rússia se tornou quase uma obrigação.

O próprio Tite admite o peso de a seleção ter bom desempenho no torneio. “Há a necessidade de vencer a Copa América. Sabemos que não é contrato que segura técnico”, comentou recentemente, dando importância relativa ao fato de que seu acordo com a CBF vai até o final da próxima Copa do Mundo, em 2022. “O treinador só vai chegar lá na frente com vitórias, e tenho consciência disso.”

Em 2016, um fracasso retumbante na Copa América Centenário – uma edição comemorativa, disputada nos EUA – causou a demissão do técnico Dunga. Na ocasião, o Brasil ficou em terceiro num grupo que tinha Peru, Equador e Haiti.

A pressão por um grande desempenho no torneio, contudo, vai além da manutenção da comissão técnica. O Brasil não vence a Copa América há 12 anos e, desde aquela final de 2007, nunca mais conseguiu ir além das quartas.

Para Entender

Copa América 2019: entenda tudo sobre o torneio

Alta procura fez site da competição sair do ar, mas já foram vendidas mais de 100 mil entradas.

Na CBF, o discurso é que Tite tem toda garantia de que permanecerá no cargo, independentemente do que aconteça. “Disse ao Tite que se isso (demissão em caso de derrota) o motiva para a disputa da Copa América, pode continuar pensando assim”, brincou o presidente eleito para o próximo quadriênio, Rogério Caboclo, responsável por renovar com o treinador após a Copa da Rússia. “Ele tem contrato até o Mundial do Catar e vai continuar até lá.”

APRESENTADORES DO SORTEIO

Com respaldo ou não, o técnico saberá no fim da noite quais serão seus três primeiros adversários na Copa América. Cabeça de chave no Grupo A, o Brasil já sabe que não terá pela frente Argentina e Uruguai na primeira fase. Os apresentadores do sorteio serão Fernanda Gentil e Tadeu Schmidt, ambos da Rede Globo.

A retirada das bolinhas dos potes será comandada pelo pentacampeão Cafu, que contará com a ajuda de outros craques, inclusive do presente. Eleita seis vezes a melhor jogadora do mundo, Marta ficará com o pote dos cabeças de chave. Diego Lugano, Javier Zanetti, Francisco Maturana, Romerito, Zé Roberto e Zico também participarão do sorteio. Ronaldinho Gaúcho, que recentemente foi homenageado no Hall da Fama do Maracanã, é outro que estará na cerimônia.

 

 

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.