26 de maio de 2022 | 23h20
A Conmebol definirá nesta sexta-feira, a partir das 13h, os duelos das oitavas de final da Libertadores e da Copa Sul-Americana. O sorteio será realizado na sede da entidade, no Paraguai, e contará com a participação de 32 clubes, sendo 16 em cada um dos torneios. Finalizada a fase de grupos, a entidade seguirá alguns critérios para definir os cruzamentos. Os times brasileiros estão em alta, a exemplo das três últimas edições, vencidas por Flamengo (2019) e Palmeiras (2020 e 21).
Na Copa Libertadores, os vencedores de cada grupo terão o privilégio de decidir a fase oitavas de final como mandantes diante dos vice-líderes das chaves. Na Sul-Americana, a situação é semelhante, mas os líderes dos grupos decidirão em casa contra os terceiros colocados de cada chave da Libertadores - são os clubes que não se classificaram na Libertadores e caíram para a Sul-Americana.
Tolima apronta de novo contra um time brasileiro ao encerrar série histórica do Atlético-MG
Nesta etapa dos torneios sul-americanos, não há veto a qualquer tipo de confronto. Estão liberados, portanto, duelos entre equipes do mesmo país ou que estiveram na mesma chave durante a etapa de grupos. O sorteio, além das oitavas, também definirá todo o chaveamento até a grande final. Entenda o panorama do sorteio em cada uma das competições:
Os primeiros colocados dos grupos enfrentarão os segundos mais bem classificados, mas não há direcionamento obrigatório por causa da classificação. Assim como nas oitavas de final, o time de melhor campanha na fase de grupos terá a vantagem de decidir o jogo em casa em todas as etapas até a semifinal. Na final, disputada em jogo único em Guayaquil, a divisão de ingressos será igualitária.
1ºs colocados
2ºs colocados
Um duelo possível entre brasileiros é Flamengo x Fortaleza. Também há a chance de um encontro argentino entre River Plate e Vélez Sarsfield. Um dérbi entre Palmeiras e Corinthians está entre as possibilidades.
Na Sul-Americana, os campeões dos grupos enfrentam os terceiros colocados das chaves da Libertadores. No torneio, apenas o primeiro colocado seguiu na disputa, diferentemente da Libertadores, que garante primeiro e segundo colocados. Do mesmo modo, não há vetos para duelos entre times de mesma nacionalidade. Como nenhum brasileiro ficou na terceira posição dos grupos da Libertadores, é impossível que haja jogos nacionais na próxima fase.
1ºs colocados da Sul-Americana:
3ºs colocados da Libertadores
O sorteio dos confrontos das oitavas de final da Libertadores e da sul-americana terá transmissão do SBT e da ESPN.
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.