Miguel A. Lopes/EFE
Miguel A. Lopes/EFE

Técnico afirma que Portugal é candidato ao título da Copa de 2022: 'Não é um sonho'

Fernando Santos diz que time tem condições de evoluir e conquistar pela primeira vez um Mundial

Redação, Estadão Conteúdo

23 de março de 2021 | 12h55

A seleção de Portugal, com o atacante Cristiano Ronaldo em campo, é uma das grandes candidatas ao título da Copa do Mundo de 2022, que será disputada no Catar. Quem disse isso nesta terça-feira foi o treinador do time nacional português, Fernando Santos, antes da estreia nas Eliminatórias Europeias contra o Azerbaijão, nesta quarta, em Turim, na Itália.

"(Ser campeão) Não é um sonho. Sonhar é importante, mas o fundamental é acreditarmos que o sonho é possível. O que dizemos é que Portugal tem qualidade, capacidade e organização para lutar por qualquer competição em fases finais", disparou o técnico, alertando, porém, que antes disso é preciso chegar à fase final do Mundial.

Para isso, Santos diz que importa levar muito a sério o início de uma qualificação diferente da habitual. "Não quero que os jogadores deem mais do que têm dado. Não podem é dar menos. Normalmente, março é janela de jogos particulares. Nesta janela não só não é assim como temos três jogos de classificação para o Mundial, num grupo que só tem oito. Cada um é uma final", comentou.

Sobre o jogo contra o Azerbaijão, o técnico português assumiu que seu time é favorito e apontou o que será preciso fazer em campo. "Eles vão jogar em 35 ou 40 metros, com um 'muro' mais fixo, e temos de arranjar soluções para passar por isso. Não basta rodarmos a bola da direita para a esquerda. Temos de entrar nos espaços e tirá-los de posição. É preciso pressionarmos o adversário e obrigá-lo a errar porque é daí que podem vir os espaços", detalhou.

Santos anunciou ainda que Raphael Guerreiro e Pepe não estarão em campo, por ainda estarem se recuperando de lesão. Mas não ficou lamentando as ausências. "Todos sabemos a importância do Pepe e o que tem representado. Mas em algumas ocasiões ele não esteve aqui e a equipe esteve bem. Todos os jogadores fazem falta, mas, a partir de determinado momento, só fazem falta os que aqui estão".

Depois de encarar o Azerbaijão como mandante em Turim - por causa das restrições de saúde em Portugal no combate ao novo coronavírus -, Portugal jogará as duas rodadas seguintes do Grupo A como visitante contra a Sérvia, em Belgrado, no sábado, e contra Luxemburgo, na Cidade de Luxemburgo, três dias depois. A chave conta ainda com a seleção da Irlanda.

Confira os jogos desta quarta-feira pelas Eliminatórias da Copa de 2022:

Grupo A

Portugal x Azerbaijão

Sérvia x Irlanda

Grupo D

Finlândia x Bósnia-Herzegovina

França x Ucrânia

Grupo E

Bélgica x País de Gales

Estônia x República Checa

Grupo G

Turquia x Holanda

Gibraltar x Noruega

Letônia x Montenegro

Grupo H

Chipre x Eslováquia

Malta x Rússia

Eslovênia x Croácia

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.