
23 de junho de 2014 | 05h00
Maior zebra da Copa do Mundo até aqui, a Costa Rica mostra que é possível adotar a tática do bom e barato até em uma Copa do Mundo. Mesmo diante de craques valiosos como Cavani, Luís Suárez e Mario Balotelli, os "Ticos", como a torcida chama os jogadores da seleção, garantiu a classificação para as oitavas de final mesmo com um elenco que vale menos do que 51 jogadores que estão disputando o Mundial.
Os três jogadores citados acima, por exemplo, têm, sozinhos, um valor de mercado maior do que os 23 convocados pelo técnico Jorge Luis Pinto. Segundo o site transfermarket, especializado em negociações do mundo da bola, Cavani vale 60 milhões, Suárez custa 52 milhões e o italiano Balotelli vale 30 milhões. Enquanto isso, é possível comprar todo o time caribenho por apenas 29,625 milhões.
E a lista de atletas mais valiosos que o time da Costa Rica poderia ser ainda maior, já que sete jogadores aparecem na lista do site , mas não estão na Copa por motivos diversos. Falcao Garcia, da Colômbia ( 60 milhões), Ribery, da França ( 42 milhões) e Thiago Alcântara, da Espanha ( 30 milhões), estão machucados. Já Gareth Bale, do País de Gales ( 80 milhões), Robert Lewandowski, da Polônia ( 50 milhões) e David Alaba, da Áustria ( 32 milhões) não se classificaram para o mundial.
O único da lista que vale mais que a Costa Rica e que não está no Mundial por opção do treinador é o brasileiro Lucas, do PSG, da França. Ele custa 33 milhões.
Na Costa Rica, o atleta mais valioso é o atacante Bryan Ruiz, autor do gol da vitória sobre a Itália. Seu valor de mercado é de 8 milhões, número pouco expressivo no cenário mundial. Para se ter uma ideia, quatro jogadores que atuam no futebol brasileiro valem mais que o astro costa-riquenho: Leandro Damião ( 16 milhões), Nicolás Otamendi ( 12 milhões), Alexandre Pato ( 10 milhões) e Dedé ( 9 milhões). O segundo mais valiosos do time sensação da Copa é o atacante Joel Campbell, que tem valor de mercado de 5 milhões.
Outro fato curioso é que nenhum atleta da equipe caribenha atua em um grande clube europeu. Os dois melhores neste sentido são justamente Bryan Ruiz, que joga no PSV, da Holanda, e Campbell, que disputou a última temporada pelo Olympiacos, da Grécia, mas pertence ao Arsenal – o técnico Arsène Wenger já disse que pretende contar com ele. O zagueiro Giancarlo González, por exemplo, que jogou muito bem nas duas partidas disputadas no Mundial, joga no Columbus Crew-EUA e custa apenas 600 mil.
VALORIZAÇÃO
A tendência é que após o Mundial, os jogadores da Costa Rica sejam mais valorizados. Até por isso, nos últimos dias muitos jogadores passaram a ser assediados por clubes europeus e o grande desafio do técnico Jorge Luis Pinto é fazer com que toda a badalação e especulações não atrapalhem o desempenho da equipe, que nesta terça-feira joga contra a Inglaterra, no Mineirão. O goleiro Keylor Navas, que custa 4 milhões, está sendo um dos mais cobiçados. Atualmente, ele defende o Levante e foi eleito o melhor goleiro do Campeonato Espanhol na temporada. O Porto, de Portugal, é um dos interessados, e ele estava na lista do Barcelona, que acabou contratando o chileno Claudio Bravo.
Algo que pode dificultar a possibilidade dos costa-riquenhos passarem a ter destaque no futebol europeu é a idade. O elenco, no geral, é bem experiente e a média de idade é de 27 anos. O mais jovem do elenco é justamente Campbell, que tem 22 anos. Entre os destaques, Bolãnos tem 30 anos, Bryan Ruiz soma 28, Navas aparece com 27 e González tem 26.
Mais do que o crescimento na carreira, a equipe de Jorge Luis Pinto já fez história. A última vez que a Costa Rica havia se classificado para as oitavas de final de um Mundial foi na Copa de 1990, na Itália.
NÚMEROS
Valor de cada jogador da Costa Rica (em euros):
Bryan Ruiz (PSV-HOL) - 8 milhões
Joel Campbell (Olynpiacos-GRE) 5 milhões
Keylor Navas (Levante-ESP) - 4 milhões
Celso Borges (AIK Solna-SUE) 1,5 milhão
Oscar Duarte (Club Brugge-BEL) 1,5 milhão
Michael Barrantes (Aalesunds-NOR) 1,3 milhão
Christian Bolanos (Copenhagem - DIN) - 1 milhão
Junior Diaz (Mainz-FRA) 1 milhão
Cristian Gamboa (Rosemborg-NOR) - 1 milhão
Giancarlo González (Columbus Crew-EUA) - 600 mil
Yeltsin Tejeda (Saprissa-CRC) - 550 mil
Roy Miller (New York Red Bulls-EUA) - 500 mil
Patrick Pemberton (Alajuelense-CRC) - 500 mil
Diego Calvo (Valerenga-NOR) - 400 mil
Marcos Urena (Kuban Krasnodar-RUS) - 400 mil
Oscar Granados (Herediano-CRC) - 350 mil
Jose Cubero (Herediano-CRC) - 350 mil
Waylon Francis (Columbus Crew-EUA) - 350 mil
Dave Myrie (Herediano-CRC) - 300 mil
Michael Umana (Saprissa-CRC) - 275 mil
Daniel Cambronero (Herediano-CRC) 250 mil
Randall Brenes (Cartagines-CRC) 250 mil
Johnny Acosta (Alajuelense-CRC) 250 mil
Alguns dos jogadores que valem mais que todo o time da Costa Rica:
Messi (Argentina) - 120 milhões
Cristiano Ronaldo (Portugal) - 100 milhões
Neymar (Brasil) - 60 milhões
Iniesta (Espanha) - 55 milhões
Pogba (França) - 45 milhões
Juan Mata (Espanha) - 40 milhões
James Rodriguez (Colômbia) - 35 milhões
Isco (Suíça) - 35 milhões
Diego Costa - 35 milhões
Witsel (Bélgica) - 35 milhões
Oscar (Brasil) - 34 milhões
João Moutinho (Portugal) - 30 milhões
Mandzukic (Croácia) - 30 milhões
Encontrou algum erro? Entre em contato