Times paulistas usam Copa do Brasil para buscar retorno à Libertadores

Fazia 15 anos que pelo menos um dos grandes marcava presença na competição

Gonçalo Junior, O Estado de S.Paulo

12 de março de 2014 | 05h00

SÃO PAULO - A Copa do Brasil começa hoje com 13 partidas e faz jus ao seu nome: são 80 clubes na primeiras fase, representando os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal. Além da quantidade, o torneio promete qualidade. Os quatro grandes de São Paulo (Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo) disputam a competição como a grande prioridade do primeiro semestre.

É a chance inicial de conseguirem uma vaga na Copa Libertadores do ano que vem, torneio do qual ficaram fora – fazia 15 anos que pelo menos um deles disputava o torneio. Representantes dos quatro clubes também afirmam que esse é o caminho mais fácil até a Libertadores quando comparado ao Campeonato Brasileiro.

“Nossa grande meta é retornar à Libertadores. Teremos a primeira oportunidade e não queremos desperdiçá-la”, disse Mano Menezes, campeão em 2009 com o Corinthians.

A Copa do Brasil promete se tornar ainda mais atraente a partir das oitavas de final, quando entrarão os times que estão na Libertadores: Atlético-MG, Atlético-PR, Botafogo, Cruzeiro, Flamengo e Grêmio.

Nas duas primeiras fases, antes dos grandes clássicos nacionais, os 40 times melhores no ranking da CBF se classificam em caso de vitória por dois gols de diferença na primeira partida. Se for necessário, farão o segundo jogo em casa. Todas as sete fases são no formato mata-mata e as finais estão marcadas para os dias 19 e 26 de novembro – o torneio será interrompido durante a Copa do Mundo.

No ano passado, o primeiro em que os times da Libertadores também jogaram a Copa do Brasil, o São Paulo foi a ausência por ter sido obrigado a defender seu título da Copa Sul-Americana no segundo semestre. Corinthians e Palmeiras entraram nas oitavas de final – por causa do torneio sul-americano – e o Santos iniciou desde a primeira fase. Em 2014, estão todos juntos desde o começo. Um encontro entre eles, no entanto, só pode acontecer a partir das oitavas de final, quando os confrontos serão apontados por sorteio.

Palmeiras e São Paulo estreiam nesta quarta-feira; o Corinthians abre sua participação contra o Bahia de Feira de Santana no dia 19. E os santistas fazem o primeiro jogo contra o Mixto (MT) no dia 2 de abril, em Cuiabá. A partida será a primeira da Arena Pantanal, palco de quatro partidas da fase de grupos da Copa do Mundo. Os jogos desta quarta-feira são:

19h30 - Vilhena x Palmeiras

20h30 - Desportiva x ABC

20h30 - Interporto x Sampaio Correa

20H30 - Sergipe x Náutico

20h30 - Juazeiro x Tupi

20h30 - São Luiz x Nacional

20h30 - Flamengo (PI) x Atlético (GO)

20h30 - Goinésia x Barueri

20h30 - Tombense x Treze

21h30 - Rondonópolis x CRB

21h30 - Náutico-RR x Ponte Preta

22h00 - Remo x Internacional

22h00 - CSA x São Paulo

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.