Francisco Medeiros/ME
Francisco Medeiros/ME

Torcedores pagam ingressos da Copa antes de saber que foram sorteados

Fifa admite que sistema de sorteio faz cobrança automática para quem é agraciado

Jamil Chade - Correspondente , O Estado de S. Paulo

31 de outubro de 2013 | 07h36

GENEBRA - A Fifa já está cobrando os valores dos ingressos da Copa do Mundo de 2014 comprados por torcedores espalhados por todo o mundo antes mesmo de avisar a esses torcedores que eles foram sorteados para adquirir as entradas para as partidas do Mundial do ano que vem. O Estado obteve da Fifa a confirmação de que o sistema de sorteio de entradas estabelece que o valor do ingresso seja automaticamente descontado da conta da pessoa que o solicitou, caso esse pedido tenha sido sorteado, antes mesmo que ela receba um e-mail ou uma mensagem por telefone celular.

Na primeira fase de venda de entradas, a Fifa colocou à disposição um milhão de ingressos, mas aproximadamente 6,2 milhões de pedidos foram realizados. A enorme procura obrigou a entidade a realizar um sorteio para determinar quem teria o direito de ficar com os ingressos. Há dois dias, a Fifa anunciou que todo o processo sofreria um atraso de uma semana, uma vez que o governo brasileiro decidiu fiscalizar a maneira como esse sorteio ocorreria.

Pelas regras estabelecidas pela Fifa, o torcedor sorteado seria primeiro informado de que o seu nome foi selecionado para adquirir ingressos. Só então é que o débito seria realizado em sua conta. Até esta quarta-feira, entretanto, torcedores que se inscreveram no sorteio não haviam recebido qualquer indicação oficial da Fifa de que haviam sido sorteados e, mesmo assim, constataram a cobrança no cartão de crédito. Ao serem questionados sobre esse fato, funcionários da Fifa em Zurique não esconderam a surpresa. Os assessores de imprensa da entidade também demonstraram não ter conhecimento do problema. Mais tarde, a Fifa explicou que o sistema do sorteio aciona imediatamente a cobrança no cartão assim que uma pessoa é sorteada.

Tudo o que sabemos sobre:
FutebolCopa do MundoCopa 2014

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.