Epitácio Pessoa/Estadão
Epitácio Pessoa/Estadão

Torcida prepara ação contra Portuguesa por 'venda' de mando em partida

Time repassou ao Flamengo transferência do jogo do Brasileirão, que será realizado em Fortaleza

AE, Agência Estado

21 de outubro de 2013 | 21h05

SÃO PAULO - A "venda" de mando de campo do jogo contra o Flamengo está causando muita polêmica na Portuguesa. Um grupo de torcedores está organizando nas redes sociais um movimento contra a transferência do duelo do próximo domingo, válido pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro, do Canindé para a Arena Castelão, em Fortaleza. O grupo colhe assinaturas para fazer uma petição. Além disso, conta com apoio de advogados para mover uma ação contra a Lusa. "A Portuguesa atropelou o Estatuto do Torcedor, regulamento da CBF e o Código de Defesa do Consumidor", alertou o advogado Christian Marques.

Um dos argumentos utilizados está no artigo 8º, inciso III, do Regulamento Geral da CBF, que fala de uma "inversão de campo", tendo em vista que a Portuguesa não possui laços afetivos com Fortaleza e a torcida do Flamengo é grande no local. Outro ponto questionado é a violação do Direito do Consumidor, já que os sócio-torcedores da Lusa não receberam informações sobre a possibilidade de mudança de locais dos jogos. Apesar da insatisfação de parte da torcida, o técnico Guto Ferreira decidiu não polemizar a decisão da diretoria. O objetivo dos dirigentes da Lusa é amenizar os problemas financeiros vividos pelo clube, que está com os direitos de imagem atrasados em dois meses.

"Em determinados momentos, é preciso agir com bom senso. Tem de tentar sanar problemas que, se não forem sanados, podem gerar outros problemas muito maiores", afirmou Guto Ferreira, que espera tirar o time da 13ª colocação do Brasileirão, onde soma 38 pontos. Polêmicas à parte, Guto Ferreira terá dois problemas para o jogo de domingo. É que o zagueiro Moisés Moura e o lateral-esquerdo Rogério receberam o terceiro cartão amarelo. O técnico, contudo, terá a semana toda para trabalhar, porque a Lusa não disputa a Sul-Americana ou a Copa do Brasil.

Tudo o que sabemos sobre:
futebolBrasileirãoPortuguesa

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.