Trabzonspor celebra surpresa e projeta novos feitos

O Trabzonspor comemorou o aniversário de uma das suas maiores vitórias com uma ainda maior, batendo a Inter de Milão em uma competição europeia 28 anos depois de conseguir o mesmo feito. E o pequeno clube turco do Mar Negro, da cidade portuária de Trabzon, fez isso só uma semana depois de ter oficializada sua participação pela primeira vez na fase de grupos da Liga dos Campeões da Europa.

AE, Agência Estado

15 de setembro de 2011 | 10h20

Na quarta-feira, a equipe turca surpreendeu ao vencer a Inter de Milão no San Siro por 1 a 0, com gol marcado por Ondrej Celustka aos 31 minutos do segundo tempo. O resultado foi conquistado exatamente 28 anos após o Trabzonspor vencer a Inter por 1 a 0 na Copa da Uefa - atual Liga Europa -, em casa, no dia 14 de setembro de 1983.

O Trabzonspor terminou em segundo lugar a última edição do Campeonato Turco, o que o classificou para a fase preliminar da Liga dos Campeões. Mas depois de perder para o Benfica, recebeu uma segunda chance quando o Fenerbahçe, campeão turco, foi excluído da competição por causa do seu envolvimento em um escândalo de manipulação. O Fenerbahce fracassou em sua última tentativa para voltar ao torneio na sexta-feira, quando a Corte Arbitral do Esporte rejeitou sua apelação.

"A tarefa está apenas começando", disse o técnico Senol Gunes, que foi o goleiro do Trabzonspor em 1983, quando a equipe turca venceu a Inter por 1 a 0, mas foi eliminada ao perder o jogo de volta por 2 a 0. "Queremos continuar a nossa campanha".

Celustka marcou o gol da partida de quarta-feira após um rebote de uma finalização de Halil Altintop, que acertou o travessão. Mas o goleiro Tolga Zengin também foi decisivo para a vitória ao fazer várias defesas. Na volta dos jogadores para Trabzon, uma multidão de torcedores gritou e carregou Celustka sobre os ombros para celebrar a vitória. "Temos que trabalhar de modo perfeito para realizar novas surpresas", disse Celustka.

Na outra partida do Grupo B, Lille e CSKA Moscou empataram por 2 a 2, deixando o Trabzonspor sozinho em primeiro lugar, com três pontos. O time turco volta a jogar na Liga dos Campeões em 27 de setembro, em casa, contra o Lille. "Ser o líder do nosso grupo aumenta nossa moral", disse Gunes. "Talvez tenhamos pego a Inter desprevenida, mas pode haver qualquer resultado no futebol".

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.