Paulo Whitaker/Reuters-01/07/2002
Paulo Whitaker/Reuters-01/07/2002

Trajetória vitoriosa de Marcos vai virar filme

Documentário conta a carreira de um dos maiores ídolos da história do Palmeiras

Daniel Akstein Batista, O Estado de S. Paulo

28 de setembro de 2011 | 21h43

SÃO PAULO - A história de Marcos vai virar filme. A ideia é contar a trajetória do goleiro, principalmente no Palmeiras, mas sem deixar de lado a sua vitoriosa passagem pela seleção brasileira, que teve como ponto alto a conquista da Copa do Mundo de 2002.

Marcos já soube do projeto e, com sua simplicidade característica, disse ao Estado ter ficado surpreso com a iniciativa. "Sinceramente não sei se mereço uma homenagem desse porte", falou o goleiro. "Sei que sou um ídolo da torcida palmeirense, que conquistei títulos importantes, mas um filme é algo grandioso demais, é coisa para os grandes craques da história."

O documentário ainda não tem data para ser lançado. E aí é que reside a grande dúvida. Apesar de já ter dito que pararia no final do ano, Marcos ainda não confirmou sua aposentadoria e não seria nenhuma surpresa caso resolva adiá-la. Assim, a direção da produção (a cargo do Canal Azul, que já realizou filmes do Corinthians e também prepara um do Santos) ganha tempo para as filmagens.

O projeto foi elaborado por dois grupos que não fazem parte da diretoria palmeirense e apresentado a Valéria Rocha, principal responsável pelo marketing do clube. Um dos donos da ideia é o jornalista Mauro Beting, que não esconde sua paixão pelo Palmeiras. "É uma ideia que tive há 3 anos", conta Beting. "Queremos fazer esse documentário com o Marcos contando boa parte de sua história. E esse vai ser o maior desafio."

O jornalista teve a ajuda de outros dois palmeirenses, que já haviam elaborado um roteiro e pretendiam apresentá-lo à diretoria de marketing. Por não fazerem parte da atual administração, eles temiam que a ideia fosse rejeitada. Beting tem bom trânsito no Palmeiras e foi, inclusive, o mestre de cerimônia da festa que comemorou 97 anos do clube, em agosto. “A possibilidade é boa de trabalharmos juntos. Casamos nossos interesses’’, diz o jornalista, que será corroteirista e codiretor da produção.

OUTRAS PRODUÇÕES

A biografia de Marcos (que também virará tema de livro) faz parte de algo maior, uma sequência de quatro filmes, todos sob os cuidados de Mauro Beting.O primeiro deles será lançado em 2012 e contará a vitoriosa campanha do Estadual de 1993, quando, com a parceira Parmalat, o Palmeiras quebrou um jejum de 17 anos sem títulos – o triunfo na final do Campeonato Paulista foi sobre o rival Corinthians. "O garoto-propaganda e o fio do filme será o Evair", adianta Beting.

No ano seguinte, será a vez de mostrar a histórica campanha da Taça Libertadores de 1999, título conquistado sob o comando de Luiz Felipe Scolari. A série seguirá em 2014, com o lançamento do documentário sobre o centenário do clube. "Vamos contar a história do campeão do século", diz Beting, que imagina atingir mais de 100 mil cópias vendidas em DVD para cada filme.

Tudo o que sabemos sobre:
futebolPalmeirasMarcos

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.