02 de agosto de 2017 | 20h17
Maior transferência da história do futebol, a astronômica negociação de Neymar para o Paris Saint-Germain não passará despercebida pelos principais jornais esportivos da Europa. O valor recorde de R$ 812 milhões a ser pago pela equipe francesa para o Barcelona pelo brasileiro será o maior destaque da mídia do velho continente nas páginas que irão às bancas nesta quinta-feira.
Neymar deixou a equipe catalã na manhã desta quarta informando que assinará contrato com o PSG por 5 anos, com salário que giraria em torno de 30 milhões de euros por temporada - o dobro do que recebia na Espanha. Os altos valores chamam a atenção do mundo do futebol - e também o das financas, uma vez que há duvidas sobre a capacidade dos números se enquadrarem no 'fair play financeiro' regulamentado pela Fifa.
Prova disso é que os 222 milhões de euros - valor da multa rescisória do contrato de Neymar com o Barcelona - serão destacados pelo jornal Financial Times, que não costuma ter o futebol como prioridade, na edição desta quinta: "Neymar livre para negociar transferência recorde de 222 milhões de euros".
Neymar na capa do Financial Times. Nada mais justo hoje pic.twitter.com/57sWLzzsec — FutPapers (@futpapers) 2 de agosto de 2017
Um dos principais jornais da França, o L'Equipe publicará em forma de 'alívio'. "Ele chegará: Neymar deve desembarcar hoje (quinta-feira) em Paris e assinar contrato nesta sexta-feira.
Neymar chegou em Paris. A tão aguardada capa do L'Equipe, por mais de duas semanas #NeymarNoPSG pic.twitter.com/Zar3RJyLdj — FutPapers (@futpapers) 2 de agosto de 2017
Já o diário Sport, conhecido por ser catalão e defender os interesses locais, mostra qual pode ser o sentimento do torcedor do Barcelona após confirmada a negociação. "Até nunca".
O Sport mostra o sentimento da maioria dos torcedores do Barça pic.twitter.com/Kp7TC7L6WB — FutPapers (@futpapers) 2 de agosto de 2017
O britânico Metrosport, por sua vez, fala em números absolutos - ou seja, se cumpridos todos os valores do contrato, incluindo salários e demais taxas de negociação. "O homem de 450 milhões de libras: PSG quebra a banca para contratar Neymar".
O homem de 450 milhões de libras pic.twitter.com/MxAXiXBXEX — FutPapers (@futpapers) 2 de agosto de 2017
Um dos principais jornais espanhóis, o madridista Marca, ressaltou a que se tornou 'a maior negociação da história do futebol'.
A transferência que muda a história do futebol. Capa do Marca pic.twitter.com/ezMiyMrPsR — FutPapers (@futpapers) 2 de agosto de 2017
Já o catalão L'Sportiú tratou de 'seguir a vida' após o anúncio da negociação, com a foto de um muro que, aparentemente, teria tido a imagem do brasileiro já removida. "Neymar finalmente acerta saída para o PSG e põe fim a semanas de silêncio".
Capa do catalão L'Esportiu pic.twitter.com/tVnwED2Nuz — FutPapers (@futpapers) 2 de agosto de 2017
Outros jornais, como os ingleses The Times e Mirror Sport, divergem sobre os números máximos do acordo. O primeiro fala em 415 milhões de libras, enquanto que o segundo vai mais longe e chega em 576 milhões na moeda britânica. Algumas publicações européias concordam, ainda, que o meia Philippe Coutinho, do Liverpool, seria o principal alvo catalão para substituir o camisa 10 da seleção brasileira e atuar ao lado de Luis Suárez e Lionel Messi - o argentino, aliás, deu sua 'benção' ao brasileiro na ida para o futebol francês.
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.