PUBLICIDADE

Publicidade

Três décadas após desastre de Hillsborough, Inglaterra testa arquibancadas com torcedores em pé

Medida começa a valer em janeiro para clubes da primeira e segunda divisões; proibição veio em 1989, quando 97 pessoas morreram antes da partida entre Liverpool e Nottingham Forest

Por AFP
Atualização:

Os clubes da Premier League e Championship, responsáveis pela organização da primeira e segunda divisões do Campeonato Inglês, respectivamente, poderão ter a partir de janeiro arquibancadas onde os torcedores ficarão de pé, proibidas desde 1989, anunciou a autoridade encarregada da segurança nos estádios (SGSA).

Trata-se de um programa de testes no qual os clubes deverão apresentar a candidatura até 6 de outubro. Em caso de autorização, uma porção da arquibancada poderá receber torcedores de pé no resto da temporada. Uma comissão independente deverá depois tirar as conclusões desta experimentação.

Torcedores poderão ficar de pé nos estádios ingleses a partir de janeiro do ano que vem. Foto: Divulgação/AP

PUBLICIDADE

Em 1989, após o desastre de Hillsborough, que causou 97 mortes depois de um transbordamento da multidão no início da partida entre Liverpool e Nottingham Forest, arquibancadas com torcedores em pé, foram banidas de todos os estádios ingleses e galeses. Três anos depois, a proibição foi limitada às duas divisões principais.

A reintrodução de arquibancadas onde os torcedores podem ficar de pé fazia parte do programa do Partido Conservador britânico para as eleições legislativas de 2019 e havia recebido o apoio de personalidades de todas as correntes políticas.

"Tínhamos indicado claramente que trabalharíamos com torcedores e clubes para introduzir lugares seguros nos estádios de futebol", lembrou o ministro dos Esportes, Nigel Huddleston. “Agora que foram realizados os estudos preliminares e que os estádios podem voltar a funcionar à plena capacidade no país (depois de uma época de jogos com portões fechados por causa da covid-19), é chegado o momento de avançar”, adicionou.

Os clubes interessados ​​ainda devem atender a certos critérios. As arquibancadas de pé devem permitir que os torcedores se sentem se desejarem, não devem atrapalhar a visão de outros torcedores, especialmente pessoas com deficiência, e um código de boa conduta deve ser implementado entre os participantes.