Três portugueses avançam às semifinais da Liga Europa

Apenas nono colocado no ranking de países da Uefa no início da temporada, Portugal conseguiu um feito histórico nesta quinta-feira ao classificar três equipes para as semifinais da Liga Europa, a segunda principal competição interclubes do continente. Porto, Benfica e Braga terão a companhia do Villarreal na próxima fase. Com isso, os lusos já subiram para a sexta posição do ranking e conquistaram o direito a uma terceira vaga na Liga dos Campeões a partir do 2012/2013.

AE, Agência Estado

14 de abril de 2011 | 18h12

A única classificação sofrida foi a do Braga, que segurou um empate em 0 a 0 com o Dínamo de Kiev em casa, beneficiado pelo gol fora marcado no 1 a 1 na Ucrânia. Para chegar à semifinal contra o Benfica, o time que entrou em campo nesta quinta com sete brasileiros entre os titulares antes tinha eliminado Sevilla, Arsenal e Liverpool, todos favoritos inclusive ao título da competição.

O Benfica chegou com mais facilidade à classificação, já que havia vencido o PSV por 4 a 1 em Lisboa. Na Holanda, empatou em 2 a 2 e também avançou. Dzsudzsák e Lens colocaram os donos da casa na frente no primeiro tempo, ameaçando a vaga lusitana. O zagueiro brasileiro Luisão descontou nos acréscimos do primeiro tempo com um golaço de voleio. O empate veio em um pênalti cometido por Marcelo, ex-Santos, sobre César Peixoto. Cardozo bateu e converteu.

Na outra semifinal, o Porto vai encarar o Villarreal, que, nesta quinta-feira, eliminou o Twente com uma vitória por 3 a 1 na Holanda. Como havia vencido o jogo de ida por 5 a 1 na Espanha, se deu ao luxo de poupar seus principais jogadores. Nilmar e Cazorla não jogaram porque forçaram o amarelo no primeiro jogo, já prevendo as semifinais. Capdevilla ficou no banco e Rossi e Marchena saíram durante a partida.

O Twente abriu o placar aos 32 minutos da primeira etapa, com Bajrami. Rossi, Marco Rúben (ambos de pênalti) e Cani viraram o jogo no segundo tempo. O italiano chegou ao seu décimo gol no torneio, um a menos que o artilheiro Falcão, do Porto. Com a vitória, o Villarreal se recupera da derrota por 5 a 0 para o Valencia no final de semana, resultado que deixou o time amarelo para trás na briga pela terceira posição do Campeonato Espanhol.

Tudo o que sabemos sobre:
futebolLiga EuropaPortoBenficaBraga

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.