Trio campeão mundial recebe homenagem antes de amistoso

Longe da seleção alemã, Lahm, Klose e Mertesacker estiveram no gramado do estádio de Dusseldorf antes do jogo contra a Argentina

Diego Salgado, O Estado de S. Paulo

05 Setembro 2014 | 07h00

Em clima de festa, três campeões mundiais foram homenageados pouco antes do amistoso Alemanha e Argentina, em Dusseldorf. Philip Lahm, Miroslav Klose e Per  Mertesacker foram homenageados pela Federação Alemã de Futebol (DFB). O trio anunciou a aposentadoria da seleção após a conquista do título no Maracanã, há  pouco menos de dois meses.

Nas arquibancadas,  Um grande mosaico, com a palavra "Weltmeister", "Campeões do mundo" em português, foi montado pelos torcedores alemães, que, depois,  assistiram à derrota por 4 a 2 dos atuais campeões do mundo.

O trio de jogadores marcou época na seleção da Alemanha. Klose tornou-se, em 13 anos, o maior goleador da história da equipe alemã, com 71 gols em 137 jogos,  superando Gerd Müller, que fez 68 gols. O atacante da Lazio também chegou à marca de maior artilheiro das Copas - ultrapassando Ronaldo (16 contra 15), em um  total de quatro edições disputadas.

Lahm e Mertesacker, por sua vez, vestiram a camisa da seleção em três Copas: 2006, 2010 e 2014. Peças-chave da renovação do futebol alemão, os jogadores  conseguiram o título no Brasil após chegaram à terceira semifinal seguida. 

Aos 30 anos, o capitão alemão no Brasil disputou, em dez anos de carreira na seleção, 113 jogos, com cinco gols marcados. Já o zagueiro, que completará 30  anos no fim deste mês, tomou a decisão de parar depois de 104 jogos com a camisa da Alemanha.  

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.