PUBLICIDADE

Publicidade

Ucrânia bate Portugal e vai à Euro; Cristiano Ronaldo chega aos 700 gols

Craque português alcança marca em jogos oficiais na derrota por 2 a 1, nesta segunda-feira

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

A segunda-feira foi histórica para Cristiano Ronaldo no Estádio Olímpico de Kiev, mas a festa foi toda dos 70 mil torcedores que o lotaram. Afinal, ainda que o astro tenha chegado aos 700 gols em jogos oficiais, a seleção da Ucrânia obteve a classificação à Eurocopa de 2020 ao derrotar Portugal por 2 a 1, em duelo válido pelo Grupo B das Eliminatórias.

A Ucrânia garantiu a vaga e o primeiro lugar da chave com 19 pontos, mesmo folgando na penúltima rodada, a próxima. Antes, Bélgica, Itália, Rússia e Polônia já haviam se garantido na Eurocopa, que terá 24 participantes.

Cristiano Ronaldo comemora gol de número 700 na carreira Foto: Paulo Novais/EFE

PUBLICIDADE

Portugal vem logo atrás na classificação do Grupo B, com 11 pontos, seguido por Sérvia, com dez, Luxemburgo, com quatro, e Lituânia, com um. Os dois primeiros da chave vão à Eurocopa. E se os portugueses forem ultrapassados ainda terão a chance de obter a vaga através da repescagem.

Com uma atuação brilhante no primeiro tempo, a Ucrânia encaminhou a sua vitória e classificação. A equipe abriu o placar da partida logo aos cinco minutos. Após cobrança de escanteio de Marlos, Kryvtsov cabeceou, Rui Patrício espalmou e Yaremchuk pega o rebote na pequena área para finalizar às redes, fazendo 1 a 0. E o segundo gol ainda sairia na etapa inicial, aos 26 minutos, quando Mykolenko cruzou rasteiro da esquerda para Yarmolenko, livre na área, completar de primeira.

O aguardado gol de Cristiano Ronaldo saiu após polêmica decisão da arbitragem ao marcar pênalti que provocou protestos dos ucranianos, a ponto de Stepanenko ter sido expulso pela arbitragem por reclamação. O astro executou a cobrança e diminuiu para a seleção portuguesa, mas não conseguiu impedir a derrota, embora a pressão nos minutos finais tenha sido intensa. Danilo Fernandes, inclusive, acertou o travessão em uma dessas oportunidades.

No outro jogo do dia pelo Grupo B, Aleksandar Mitrovic marcou duas vezes e deu a vitória para a Sérvia por 2 a 1 sobre a Lituânia, fora de casa. O outro gol da partida foi marcado por Donatas Kazlauskas.

GRUPO A

Publicidade

Pelo Grupo A das Eliminatórias da Eurocopa, a Inglaterra deu uma demonstração de força ao golear a Bulgária por 6 a 0, fora de casa. Ross Barkley e Sterling marcaram duas vezes cada. Rashford e Kane completaram o placar dilatado para os líderes da chave com 15 pontos - os búlgaros estão em quinto lugar, com três.

No outro jogo do dia, o Kosovo bateu Montenegro por 2 a 0, com gols de Amir Rrahmani e Vedat Muriqi, ambos no primeiro tempo. Os kosovares ocupam o terceiro lugar, com 11 pontos, a um da República Checa. Já os montenegrinos, com três, são os lanternas.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.