Richard Juilliart/AFP
Richard Juilliart/AFP

Uefa anuncia criação de novo torneio entre seleções europeias

A Liga das Nações distribuirá equipes em quatro divisões com direito a promoção e rebaixamento. 'Final Four' será decidido em 2019

O Estado de S. Paulo

05 de dezembro de 2014 | 10h28

Por conta de uma suposta monotonia e desinteresse do público por amistosos internacionais, a UEFA decidiu colocar mais um torneio no calendário das seleções europeias: a Liga das Nações. A competição irá contar com os 54 países inscritos na entidade, que serão distribuídos em quatro divisões com direito a promoção e rebaixamento.

Porém, pode-se dizer que o regulamento e a distribuição dos times nas quatro divisões é um tanto confusa. As duas primeiras (A e B) serão formadas por 12 times, com quatro chaves de três equipes cada uma. A terceira divisão contará com 14 seleções, divididas em dois grupos de quatro e dois grupos de três. Já a divisão D terá 16 equipes, distribuídas em quatro grupos de quatro. Os líderes de cada chave são promovidos, e os lanternas, rebaixados.

As seis primeiras datas estão marcadas para setembro, outubro e novembro de 2018 e compõem a primeira fase. Os vencedores de cada grupo da divisão A formarão o 'Final Four', que, em junho de 2019, decidirá o campeão. A sede desta última fase será em uma única cidade, a ser escolhida, para receber as semifinais e a final.

Os vencedores de cada um dos 16 grupos da Liga das Nações, caso não tenham se classificado nas Eliminatórias da Eurocopa, terão direito a disputar uma repescagem que, por meio de um mata-mata, classificará mais quatro equipes para o mais importante torneio europeu entre seleções. Caso já tenham conseguido a classificação, a vaga na repescagem fica com o 2º melhor colocado.

“Este formato vai aumentar o interesse prestado aos jogos entre seleções europeias”, explicou Gianni Infantino, secretário-geral da UEFA. A seleção brasileira também será afetada, uma vez que será impossível marcar amistosos com equipes da Europa durante o período.

Tudo o que sabemos sobre:
futinterfutebolUefaLiga das Nações

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.