Uefa lança versão feminina da Liga dos Campeões

A Uefa lançou a nova Liga dos Campeões de futebol feminino, que substituirá a Copa da Europa a partir da temporada 2009-10.

EFE

31 de março de 2009 | 13h07

O formato da nova competição será bastante parecido com a atualmente disputada entre homens. A primeira final será realizada em 20 de maio de 2010 no estádio Santiago Bernabéu de Madri, na Espanha, dois dias antes da decisão masculina.

Os oito primeiros colocados no ranking por coeficiente, baseado nos resultados obtidos na Copa da Europa entre as temporadas 2003/2004 e 2007/2008, terão como representantes o campeão e o vice do campeonato nacional. São eles Alemanha, Suécia, Inglaterra, França, Dinamarca, Rússia, Noruega e Itália.

Os segundos colocados participarão de uma fase classificatória por grupos, enfrentando os campeões das nações pior classificadas.

Esta etapa ocorre entre 30 de julho e 4 de agosto de 2009, com grupos de quatro equipes que se enfrentarão em um "mini-torneio".

Os times que superarem esta etapa enfrentam os campeões dos oito melhores colocados e os seguintes na tabela, além do detentor do título.

A atual Copa da Europa já está nas semifinais. Nos confrontos de ida, Lyon e Duisburg, da Alemanha, ficaram no 1 a 1, enquanto o Zvezda, da Rússia, superou o Umea sueco, ex-time da brasileira Marta, por 2 a 0.

Os jogos de volta são disputados dia 5. A final, no mesmo sistema de mata-mata, está marcada para 16 e 23 de maio.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.