Mario Ruiz/EFE
Mario Ruiz/EFE

Uruguai derruba Argentina, mas acaba na repescagem para a Copa

Enquanto uruguaios terão que encarar a Jordânia, chilenos e equatorianos garantem vaga no Mundial

AE, Agência Estado

15 de outubro de 2013 | 23h01

MONTEVIDÉU - Com muitos gols e emoção, a 18.ª e última rodada da fase de classificação das Eliminatórias Sul-Americanas definiu as classificações de Chile e Equador, que se juntam às previamente garantidas Argentina e Colômbia, para a Copa do Mundo de 2014. Os chilenos avançaram com a vitória por 2 a 1, em Santiago, sobre os equatorianos, que contaram com o apertado triunfo do Uruguai sobre os argentinos por 3 a 2, em Montevidéu, para garantir presença no Mundial do Brasil. Os uruguaios terão agora de jogar uma repescagem contra a Jordânia, representante da Ásia.

Com 28 pontos, o Chile passou na terceira colocação das Eliminatórias. A vitória desta terça veio com dois gols ainda no primeiro tempo - Alexis Sánchez, aos 35, e Gary Medel, aos 38 minutos. Na segunda etapa, aos 21, Caicedo diminuiu para o Equador, que comemorou a classificação com 25 pontos e saldo de gols melhor que o Uruguai (4 a 0). No estádio Centenário, em Montevidéu, os uruguaios precisavam vencer e, se possível, de goleada. Contra a Argentina, líder das Eliminatórias com 32 pontos, a missão era muito difícil. Só no primeiro tempo, muita emoção e gols - foram quatro. Os donos da casa abriram o placar logo aos 7 minutos, com Cristian Rodríguez, mas os argentinos empataram aos 15 com Maxi Rodríguez. Aos 35, de pênalti, o centroavante Luis Suárez fez o segundo, mas novamente Maxi Rodríguez igualou aos 42.

Na segunda etapa, disposto a tudo, o Uruguai foi para o ataque, conseguiu fazer o terceiro gol logo aos 5 minutos com o centroavante Edinson Cavani, mas não conseguiu mais romper a defesa argentina e o sonho da classificação à Copa foi adiado. Os uruguaios terão agora que encarar uma repescagem, assim como aconteceu para o Mundial de 2010, contra a Jordânia. Os jogos serão em 15 e 19 de novembro.

Ainda nesta terça, a Colômbia fechou a sua vitoriosa campanha com o triunfo de virada sobre o Paraguai por 2 a 1, no estádio Defensores del Chaco, em Assunção. Com dois gols do veterano zagueiro Mario Yepes - Rojas havia aberto o placar -, os colombianos terminaram as Eliminatórias na segunda colocação, com 30 pontos. Os paraguaios, de fora de uma Copa pela primeira vez desde 1994, ficaram com 12 pontos.

Com as vagas de Chile e Equador, o Mundial já tem 20 países classificados. Os outros são: Brasil, Argentina, Colômbia, Austrália, Japão, Irã, Coreia do Sul, Bélgica, Itália, Alemanha, Holanda, Suíça, Rússia, Bósnia-Herzegovina, Inglaterra, Espanha, Estados Unidos e Costa Rica.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.