26 de junho de 2010 | 18h12
Uruguai e Gana foram as duas primeiras seleções classificadas para as quartas-de-final da Copa do Mundo da África do Sul, neste sábado.
As duas equipes se enfrentam agora na próxima sexta-feira na disputa por uma vaga nas semifinais da competição.
No primeiro jogo deste sábado, o Uruguai derrotou a Coreia do Sul por 2 a 1, debaixo de forte chuva, e passou a uma quarta-de-final de Copa pela primeira vez desde 1970.
No segundo jogo, Gana derrotou os Estados Unidos por 2 a 1, na prorrogação, e garantiu a presença da única seleção africana ainda viva na competição, disputada pela primeira vez no continente.
A equipe de Gana começou melhor a partida e abriu o placar logo aos 5 minutos de jogo, com Kevin Prince Boateng.
Os Estados Unidos voltaram melhor para o segundo tempo e passaram a atacar Gana.
O empate veio aos 17 minutos do segundo tempo, após o ganês Jonathan derrubar o americano Dempsey dentro da área. Donovan cobrou bem e marcou para os Estados Unidos.
A partida terminou empatada no tempo normal e foi então para a prorrogação.
Gana voltou a marcar logo no reinício de jogo, com menos de 3 minutos da prorrogação, com Asamoah Gyan.
Os Estados Unidos passaram a atacar Gana para tentar o empate, mas barravam na eficiência da defesa e do goleiro Kingson.
No final da partida, a equipe americana foi toda ao ataque, incluindo o goleiro Howard, mas a seleção de Gana conseguiu segurar o resultado e garantir a classificação.
Uruguai
Na primeira partida do dia, o Uruguai garantiu a vitória por 2 a 1 sobre a Coreia do Sul e um lugar nas quartas-de-final da Copa do Mundo de futebol pela primeira vez em 40 anos, graças a dois belos gols do atacante Luis Suárez.
A última vez que a seleção do país havia avançado a essa fase da competição havia sido na Copa do Mundo do México, em 1970, quando foi derrotada pelo Brasil na semifinal.
O jogo entre uruguaios e sul-coreanos foi disputado de baixo de uma forte chuva no estádio Nelson Mandela Bay, em Port Elizabeth.
Os sul-coreanos, que haviam alcançado as semifinais em 2002, quando foram anfitriões da Copa, jogaram no ataque desde o início, mas não foram eficientes na defesa, o que ficou evidente no oitavo minuto de jogo.
Suárez aproveitou um cruzamento longo de Diego Forlán para marcar o primeiro gol do jogo.
A partir de então, os sul-coreanos passaram a dominar o jogo e pareciam mais próximos de empatar, enquanto o Uruguai tentava de todas as maneiras se defender.
A Coreia do Sul finalmente empatou aos 23 minutos do segundo tempo, com uma falta cobrada por Lee Chung-Yong e desviada em Victorino.
Em uma bela jogada quando faltavam apenas 10 minutos para o fim da partida, Suárez marcou da entrada da pequena área, garantindo assim a classificação uruguaia.BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.
Encontrou algum erro? Entre em contato