Valencia vence e rebaixa o La Coruña no Espanhol

A última rodada do Campeonato Espanhol, encerrado neste sábado, marcou o rebaixamento do La Coruña para a segunda divisão da competição. O fato foi concretizado com uma derrota por 2 a 0 para o Valencia, amargada em casa, diante de um rival que não lutava por mais nenhum objetivo na competição.

AE, Agência Estado

21 de maio de 2011 | 19h58

Essa foi a primeira vez em 20 anos que o time cai para a segunda divisão local. Após retornar à elite em 1991, o clube ganhou uma edição do Espanhol e ainda festejou dois títulos da Copa do Rei.

Desta vez, porém, com um gol de Aduriz e outro de Soldado, o Valencia selou o rebaixamento do rival e fechou a competição com 71 pontos, na terceira colocação, que ele já tinha assegurado por antecedência, assim como a vaga na próxima edição da Liga dos Campeões da Europa.

Com a derrota, o La Coruña se juntou a Hércules e Almería, que já iniciaram a rodada final com a queda decretada anteriormente.

Atrás do Valencia, em quarto lugar, ficou o Villarreal, que jogará um estágio preliminar para tentar entrar na fase de grupos da Liga dos Campeões, enquanto Sevilla e Athletic Bilbao, respectivos quinto e sexto colocados, se garantiram na próxima edição da Liga Europa. O Atlético de Madrid, sétimo na tabela, irá disputar uma fase prévia para tentar entrar nesta competição europeia.

Neste sábado, o Villarreal se despediu deste Espanhol com uma derrota por 1 a 0 para o Osasuna, fora de casa, enquanto o Sevilla bateu o Espanyol por 3 a 2 e o Athletic Bilbao superou o Racing Santander por 2 a 1, ambos também atuando longe de seus domínios. Com isso, Sevilla, Athletic Bilbao e Atlético de Madrid terminaram a competição empatados com 58 pontos e só foram separados pelos critérios de desempate.

Nos outros dois jogos que fecharam a rodada final do Campeonato Espanhol, o Zaragoza bateu o Levante por 2 a 1, fora de casa, enquanto Real Sociedad e Getafe ficaram no empate por 1 a 1.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.