
05 de dezembro de 2019 | 17h41
Atualizado 12 de dezembro de 2019 | 16h15
Embora o Campeonato Brasileiro de 2019 tenha sido conquistado pelo Flamengo com sobras, a briga por vagas na Copa Libertadores, Sul-Americana e contra o rebaixamento agitaram as últimas rodadas, mas também houve preocupação com a questão financeira. A premiação do Brasileirão varia de acordo com a classificação final das equipes, independentemente de suas conquistas na Conmebol.
No total, serão distribuídos R$ 330 milhões em prêmios, um valor superior cinco vezes mais do que foi pago no ano passado, quando o total foi de R$ 63,7 milhões. O motivo da mudança é pelo novo acordo da TV Globo com a maioria dos clubes.
Tabela do Brasileirão
O valor integral é pago apenas para os times que fecharam direitos de transmissão com a Globo na TV aberta, fechada (SporTV) e pay-per-view (Premiere). São os casos dos seguintes clubes: Corinthians, São Paulo, Botafogo, Flamengo, Fluminense, Vasco, Atlético-MG, Cruzeiro, Goiás, CSA e Chapecoense.
Clubes que assinaram com o Esporte Interativo (Grupo Turner) tem um desconto no valor dos prêmios, não divulgado pelas emissoras. São os casos de: Santos, Athletico-PR, Ceará, Bahia e Fortaleza. O Palmeiras fechou com as duas emissoras e em razão disso, não terá desconto na premiação, que é paga apenas para os 16 clubes que permaneceram na Série A. Os quatro rebaixados não ganham bônus algum e ainda terão verba menor de transmissão.
Para Entender
Programação de tv
Veja as principais atrações esportivas do dia
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.