Phil Noble/Reuters
Phil Noble/Reuters

Van Persie assina por 4 anos com o Manchester United

Segundo imprensa inglesa, transação teria custado 24 milhões de libras

AE-AP, Agência Estado

17 de agosto de 2012 | 08h48

MANCHESTER - O atacante Robin van Persie se tornou oficialmente jogador do Manchester United nesta sexta-feira ao assinar contrato por quatro anos com o clube após ser aprovado nos exames médicos. Assim, o holandês se tornou o caso mais recente de um jogador de destaque que deixa o Arsenal em um transação que a imprensa inglesa acredita ter custado 24 milhões de libras.

"Eu estou ansioso para seguir os passos de grandes atacantes, trazendo a minha experiência e fazendo a minha parte para ajudar a equipe a disputar os maiores troféus em jogo", disse Van Persie. "Eu não posso esperar para começar".

Van Persie, de 29 anos, defendeu o Arsenal por oito temporadas, teve problemas com lesões, mas foi o artilheiro do último Campeonato Inglês com 30 gols. O holandês é o quinto jogador que se tornou capitão do clube a deixá-lo desde 2004 - os outros foram Patrick Vieira, Thierry Henry, William Gallas e Cesc Fabregas.

O futuro de Van Persie no Arsenal ficou em dúvida desde que ele criticou os rumos do clube em nota publicada no seu site oficial em julho. A equipe de Londres não é campeã desde 2005, quando venceu o United nos pênaltis para faturar a Copa da Inglaterra.

Manchester City e Juventus mostraram interesse em Van Persie, mas o técnico Alex Ferguson manteve sua perseguição ao holandês, que pode fazer sua estreia contra o Everton na segunda-feira, em Goodison Park, pela primeira rodada do Campeonato Inglês.

"Robin é um atacante de nível mundial com um histórico comprovado na Inglaterra e no futebol europeu", disse Ferguson. "Seus talentos não precisam ser apresentados aos nossos torcedores - ele marcou vários gols contra nós, em algumas batalhas clássicas pelo seu ex-clube", completou. "Sua movimentação, finalização e habilidades são excelentes".

A saída de Van Persie evidencia que o Arsenal não consegue mais ser competitivo com Manchester City, United e Chelsea. Nos últimos três anos, Samir Nasri, Gael Clichy, Emmanuel Adebayor e Kolo Toure foram contratados pelo City, último campeão inglês. Já Fabregas foi para o Barcelona.

O Arsenal já reforçou o ataque com Olivier Giroud e Lukas Podolski. Assim, o clube não deve fazer novas contratações para o setor ofensivo nesta janela de transferências, mesmo após a saída do jogador holandês.

Em Old Trafford, Van Persie se juntará aos atacantes Wayne Rooney, Danny Welbeck e Javier Hernandez. Já Dimitar Berbatov, ainda no United, deve deixar o clube. O holandês é a terceira contratação feita na pré-temporada pelo Manchester United, que já havia contratado o japonês Shinji Kagawa, do Borussia Dortmund, e Nick Powell, do Crewe Alexandra, da Inglaterra.

Tudo o que sabemos sobre:
futebolManchester UnitedVan Persie

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.