Kai Pfaffenbach/Reuters
Kai Pfaffenbach/Reuters

Varane se torna 10º atleta a vencer Liga dos Campeões e Copa do Mundo no mesmo ano

Zagueiro francês conquista o Mundial após faturar o torneio europeu pelo Real Madrid

Estadão Conteúdo

15 Julho 2018 | 16h22

O zagueiro francês Raphael Varane se tornou o 10º jogador na história a ganhar a Liga dos Campeões da Europa e a Copa do Mundo em uma mesma temporada. O jogador foi titular nas sete partidas e em todos os minutos disputados pela França no Mundial, inclusive na final disputada contra a Croácia, vencida neste domingo, por 4 a 2, no estádio Luzhniki, em Moscou.

+ Modric é eleito o melhor jogador da Copa do Mundo; Mbappé é a revelação

+ Mbappé iguala Pelé e se torna o 2º com menos de 20 anos a marcar em final de Copa

Os primeiros jogadores a alcançarem o feito foram os alemães Sepp Maier, Paul Breitner, Hans-Georg Schwarzenbeck, Franz Beckenbauer, Gerd Müller e Uli Hoeness. Eles ganharam a Copa dos Campeões - como a Liga dos Campeões era chamada na época - pelo Bayern de Munique e o Mundial pela Alemanha Ocidental, em 1974. 

Pelo Real Madrid, o meio-campista Christian Karembeu foi campeão da Liga dos Campeões da Europa em 1998 e conquistou o Mundial em seguida, pela França. Quatro anos depois, Roberto Carlos ganhou o título continental, também pelo clube espanhol, e o da Copa do Mundo, pelo Brasil.

 

Sami Khedira em 2014, por Real Madrid e Alemanha, foi o terceiro atleta a ganhar os dois títulos na mesma temporada. Em todos os quatro casos, portanto, o jogador que obteve este feito defendia o Real quando venceu a Copa do Mundo no mesmo ano em que conquistou a competição continental.

 

 

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.