Wilton Júnior/AE
Wilton Júnior/AE

Vasco vence Guarani por 1 a 0 e dispara na Série B

Diante de mais de 50 mil torcedores, equipe ganha com gol de Elton e chega aos 52 pontos na classificação

Leonardo Maia, Agência Estado

19 de setembro de 2009 | 18h38

A Série A já é palpável para os vascaínos. Neste sábado, no Maracanã, Elton marcou um gol pelo oitavo jogo consecutivo, alcançando a artilharia com 13, e o Vasco derrotou o Guarani, 1 a 0, pela 25.ª rodada da Série B. Com a vitória, o Cruzmaltino chega aos 52 pontos e abre seis de vantagem para os rivais campineiros, que permanecem na segunda colocação com 46 pontos.

 

Veja também:

Brasileirão Série B - tabela Classificação | lista Tabela

especialSÉRIE B - Leia mais sobre a competição

especialDê seu palpite no Bolão Vip do Limão

 

"Ainda não conquistamos nosso objetivo, temos que manter os pés no chão", disse Elton. "Mas é continuar com essa pegada, esse ritmo, que vamos chegar lá rapidamente."

 

O Guarani começou a partida bem postado em campo, ditando o ritmo de jogo e evitando uma pressão maior do Vasco. Foram poucas as chances de gol em toda a primeira etapa. As equipes mostravam grande respeito mútuo e procuravam não se expor aos contra-ataques.

 

A partir dos 30 minutos, os donos da casa tentaram apertar um pouco mais o cerco. Mesmo assim, eram pouquíssimas as finalizações, com as defesas prevalecendo sobre os ataques. As melhores oportunidades vascaínas surgiram com Elton, de cabeça, aos 18 minutos, e aos 41, em lance que Eduardo afastou quando a bola já havia vencido o goleiro Douglas. O Guarani, por sua vez, não levou perigo algum ao gol de Fernando Prass.

 

 Vasco 1
Fernando Prass; Paulo Sérgio, Vilson    , Titi     e Ramon; Amaral    , Mateus    , Allan (Fernando) e Carlos Alberto (Fumagalli); Robinho (Adriano    ) e Elton
Técnico: Dorival Júnior
 Guarani 0
Douglas; Maranhão, Bruno Aguiar, Márcio Alemão     e Eduardo; Cléber Goiano     (Mário Lúcio    ), Luciano Santos, Léo Mineiro e Walter Minhoca (Dão); Fabinho (Dairo) e Ricardo Xavier
Técnico: Vadão
Gols: Elton, aos 8 do segundo tempo

Árbitro: Sandro Meira Ricci (DF)

Renda: R$ 845.425,00

Público: 50.335 pagantes e 52.904 presentes

Estádio: Maracanã

O Vasco voltou mais determinado do intervalo. Logo aos oito minutos, Carlos Alberto fez boa jogada e serviu Elton, livre, na meia-lua. O atacante virou rapidamente de canhota e abriu o placar.

 

Cometendo o erro mais comum do futebol, o Vasco parou depois de sair na frente. A sorte foi que qualquer chance de recuperação campineira foi por água abaixo aos 24 minutos, quando o zagueiro Márcio Alemão simulou absurdamente um pênalti e recebeu o segundo amarelo, deixando sua equipe com um jogador a menos.

 

Ainda assim, o Guarani pressionou e quase empatou aos 36, quando Ricardo Xavier aproveitou sobra na área, mas a bola bateu na perna de Fernando Prass, que fez a defesa no susto. Elton ainda desperdiçou ótima chance aos 43, mas a vitória estava assegurada.

 

Atualizado às 18h50 para acréscimo de informação

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.