PUBLICIDADE

Veja quais são os desafios de Abel Ferreira no comando do Palmeiras

Técnico português não terá muito tempo para se adaptar ao futebol brasileiro

Por Daniel Batista
Atualização:

Anunciado como novo técnico do Palmeiras na última sexta-feira, Abel Ferreira não terá muito tempo para se adaptar ao futebol brasileiro. O treinador português inicia os trabalhos no começo desta semana e já encara uma sequência de jogos importantes. Sua estreia deve acontecer na quinta-feira, contra o Red Bull Bragantino, pelo segundo jogo das oitavas de final da Copa do Brasil.

Além dos jogos e da falta de treinamentos, Abel chega também tendo que resolver outros problemas que estavam pendentes em razão da falta de um treinador. O Palmeiras ficou cerca de 15 dias sem um técnico, após a demissão de Vanderlei Luxemburgo. As três vitórias consecutivas, sob o comando de Andrey Lopes, trouxe um pouco de paz ao elenco, mas Abel terá pelo menos cinco desafios pela frente no início de trabalho. 

Veja quais são os desafios de Abel Ferreira no comando do Palmeiras Foto: Patrícia Melo Moreira/AFP

PUBLICIDADE

Calendário e falta de treinos

Como citado anteriormente, Abel não terá muito tempo para treinar. O Palmeiras só terá folga no calendário caso seja eliminado da Copa do Brasil ou da Libertadores. Se for avançando, jogará sempre duas vezes por semana até o ano que vem. Isso fará com que o treinador tenha que implementar seu estilo de jogo na base da conversa ou durante os jogos. 

Pressão da torcida

O torcedor do Palmeiras, em sua maioria, parece confiar no treinador e em seu estilo diferenciado em ver o futebol. Mas não é segredo para ninguém que trabalhar em um clube grande existe uma pressão direta em todos os jogos e no caso do Palmeiras, o time melhorou nos últimos jogos, nas mãos de Andrey Lopes, mas vinha apresentando fracas atuações e resultados ruins na temporada. Abel só terá tranquilidade para trabalhar se conseguir bons resultados de forma imediata.

Tirar alguns jogadores da zona de conforto

Publicidade

O português tem a fama de ser disciplinador, mas não tem um histórico de desavenças com os jogadores. Isso é fundamental para o momento do Palmeiras, que conta com alguns jogadores talentosos, mas que não vivem um bom momento e passam para os torcedores a impressão de que não parecem muito preocupados com a situação.  

Confiança

As três vitórias seguidas nos últimos jogos deram maior confiança para o elenco, mas ainda é algo que precisa ser melhor trabalhado. Durante as partidas, fica claro que alguns atletas parecem receosos em tentar uma jogada.

Preparo físico

Mesmo com as vitórias, o time do Palmeiras tem demonstrado uma grande queda de rendimento no segundo tempo e isso até já foi motivo de reclamação dos torcedores. A equipe precisa ter maior controle físico para tentar manter a intensidade durante os 90 minutos.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.