PUBLICIDADE

Ventura convoca brasileiro Jorginho para defender a Itália na repescagem da Copa

Volante do Napoli atuou pela Azurra apenas em amistosos e ainda pode escolher a seleção brasileira se convocado

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

O técnico Giampiero Ventura anunciou neste sábado a convocação da seleção da Itália para os dois jogos contra a Suécia, válidos pela repescagem das Eliminatórias Europeias para a Copa do Mundo de 2018, na Rússia. A principal novidade na lista é a presença do brasileiro naturalizado italiano Jorginho, de 25 anos, que atua como volante do Napoli.

PUBLICIDADE

+ Confira a tabela do Campeonato Italiano

O jogador agora terá que escolher sobre a seleção que pretende atuar. Jorginho já havia sido convocado em outra oportunidade pela seleção italiana, mas foi para dois amistosos. Na ocasião, Antonio Conte era o treinador e o chamou para os duelos contra Espanha e Alemanha em 2016, na última data Fifa antes da disputa da Eurocopa que aconteceu na França.

Jorginho marcou de pênalti pelo Napoli diante do Manchester City no jogo da Liga dos Campeões na última quarta-feirta Foto: Cesare Abbate/EFE

Tite, técnico da seleção brasileira, chegou a declarar que estava de olho no jogador, mas nunca o convocou. Para a Copa do Mundo, as chances de ele vestir a camisa do Brasil são pequenas, já que Casemiro e Fernandinho estão praticamente garantidos.

Jorginho nasceu em Imbituba, litoral de Santa Catarina, mas mudou-se ainda criança para a Itália, onde começou a jogar futebol e atuou durante toda a carreira até aqui. O volante foi revelado pelo Verona, em 2007, e atuou por lá até 2014, quando se transferiu para o Napoli. Na atual temporada, esteve em campo em 12 partidas, marcou três gols e deu uma assistência.

OUTRAS NOVIDADES

Além dele, outras duas novidades na lista do treinador são as presenças do atacante Simone Zaza, do Valencia, e do lateral-direito Alessandro Florenzi, da Roma. Zaza esteve em campo neste sábado na vitória de sua equipe por 3 a 0 sobre o Leganés, pelo Campeonato Espanhol, e retorna à seleção após um ano.

Publicidade

A baixa ficou por conta do meio-campista Claudio Marchisio, que se recupera de uma lesão no joelho. Os 27 convocados pelo treinador deverão se apresentar neste domingo no centro médico em Florença, onde iniciarão a preparação para as partidas contra a Suécia. O jogo de ida acontecerá no próximo dia 10, no Friends Arena, em Solna, na Suécia, e a volta, no dia 13, será em Milão, na Itália.

Confira a lista de convocados da Itália:

Goleiros - Gianluigi Buffon (Juventus), Gianluigi Donnarumma (Milan) e Mattia Perin (Genoa)

Defensores - Davide Astori (Fiorentina), Andrea Barzagli (Juventus), Leonardo Bonucci (Milan), Giorgio Chiellini (Juventus), Danilo D'Ambrosio (Internazionale), Matteo Darmian (Manchester United-ING), Daniele Rugani (Juventus), Leonardo Spinazzola (Atalanta) e Davide Zappacosta (Chelsea-ING)

Meio-campistas - Federico Bernardeschi (Juventus), Antonio Candreva (Internazionale), Daniele De Rossi (Roma), Stephan El Shaarawy (Roma), Alessandro Florenzi (Roma), Roberto Gagliardini (Internazionale), Jorginho (Napoli), Marco Parolo (Lazio) e Marco Verratti (Paris Saint-Germain-FRA)

Atacantes - Lorenzo Insigne (Napoli), Andrea Belotti (Torino), Eder Citadin Martins (Internazionale), Manolo Gabbiadini (Southampton-ING), Ciro Immobile (Lazio) e Simone Zaza (Valencia-ESP).

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.