Fabio Motta/Estadão
Fabio Motta/Estadão

Vice do Fla deixa Vasco na fase preliminar e Atlético-MG fora da Libertadores

Segundo lugar do rubro-negro na Sul-Americana prejudica clubes brasileiros

Estadão Conteúdo

14 de dezembro de 2017 | 00h44

Rivalidade à parte, o vice-campeonato do Flamengo na Copa Sul-Americana afetou diretamente a próxima temporada de Vasco e Atlético Mineiro. O revés do rubro-negro fará o clube de São Januário disputar a fase preliminar da Copa Libertadores de 2018, enquanto o time de Belo Horizonte não participará do torneio continental. 

+ Antero Greco - Argentinos festejam em nossa casa

 Juan lamenta vice da Sul-Americana: 'Perder o título em casa é difícil'

A conquista do título pelo Flamengo, possibilidade frustrada com o empate por 1 a 1 com o Independiente no Maracanã, levaria o Atlético-MG a disputar a Libertadores pelo sexto ano seguido, mesmo tendo terminado o Campeonato Brasileiro somente na nona colocação. 

O Brasileirão distribuiu seis vagas na Libertadores, mas como Grêmio, campeão da Libertadores, e Cruzeiro, campeão da Copa do Brasil, ficaram no G-6, a zona de classificação se ampliou até o G-8 do torneio nacional. Um título do Flamengo na Sul-Americana também garantiria o nono colocado. Mas como isso não ocorreu, o Atlético-MG vai disputar a Sul-Americana em 2018. 

A situação do Vasco era menos dramática. O clube de São Januário foi o sétimo colocado do Brasileirão e já estava assegurado na Libertadores, mas nas fases preliminares. O torneio nacional garantia quatro times na etapa de grupos, para a qual Grêmio e Cruzeiro asseguraram presença através de outras competições, o que também ocorreria com o Flamengo em caso de título na noite desta quarta. 

Com isso, em 2018, o Brasil será representado na Libertadores por Grêmio, Corinthians, Cruzeiro, Palmeiras, Santos, Flamengo, Vasco e Chapecoense. Já os times presentes na Sul-Americana serão Atlético-MG, Botafogo, Atlético-PR, Bahia, São Paulo e Fluminense - o Sport herdaria a vaga do time mineiro em caso de conquista do Flamengo nesta quarta. 

O título da Sul-Americana também favoreceu o América Mineiro, campeão da Série B em 2017, que vai entrar nas oitavas de final da Copa do Brasil. Cruzeiro, Palmeiras, Grêmio, Santos, Corinthians, Flamengo, Vasco e Chapecoense (classificados para a Libertadores); Bahia (campeão da Copa do Nordeste de 2017); e Luverdense (campeão da Copa Verde de 2017) são os outros dez times previamente assegurados nessa fase adiantada do torneio nacional.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.