VÍDEO - Relembre os outros três títulos da Alemanha em Copas

Campeã em 1954, em 1974 e pela última vez em 1990, Alemanha conquista o primeiro Mundial após a reunificação de seu território

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

SUÍÇA-1954: Fritz Walter celebra o primeiro título

PUBLICIDADE

Em 1954, a Alemanha Ocidental conquistou seu primeiro título ao derrotar, de virada, a invicta Hungria. O time chamado de "Magiares Mágicos" vinha de uma sequência de 31 jogos sem derrota. Por isso, a final vencida pelos alemães entrou para a história como o "Milagre de Berna" - o Estádio Wankdorf recebeu 62.500 mil pessoas.

Os alemães estavam em uma desvantagem de 2 a 0 - Puskas marcou aos 6 e Czibor, aos 8 -, mas conseguiram virar o jogo para 3 a 2: empataram com Morlock e Rahn, ainda no primeiro tempo, e Rahn fez o gol da vitória. Fritz Walter foi o homem que recebeu a taça de campeão de Jules Rimet. E a história aprendeu uma lição: nunca subestime os alemães.

ALEMANHA-1974: a Taça Fifa nas mãos de Beckenbauer

Os alemães precisaram esperar vinte anos até a segunda conquista em Copas, em uma edição em que desfilaram gênios como Johan Cruyff e Franz Beckenbauer. Não por acaso, os dois se encontraram na finalíssima disputada em 7 de julho, no Estádio Olímpico de Munique, diante de 78 mil pessoas.

Novamente, a vitória veio de virada. Neeskens abriu o placar, de pênalti, aos 2 minutos. Paul Breitner empatou aos 25 (também de pênalti), e a vitória foi garantida por Gerd Muller aos 43.

Beckenbauer foi o primeiro capitão a erguer a Taça Fifa, já que o Brasil havia conquistado definitivamente a Jules Rimet uma edição antes, no México.

Publicidade

Quatro anos depois da decisão do México, Alemanha e Argentina voltaram a se enfrentar na final da Copa do Mundo. Os alemães, que viviam o processo da reunificação de seu território - mas que ainda foram em campo como ocidentais - deram o troco nos sul-americanos e conquistaram o tricampeonato.

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.