VÍDEO: Thiago Silva tem pergunta respondida pela Khan Academy

'Quanto tempo o goleiro tem para reagir a uma cobrança de pênalti?', pergunta o capitão do Brasil

O Estado de S. Paulo

26 de novembro de 2013 | 12h44

SÃO PAULO - Para o goleiro, a defesa de um pênalti é questão de sorte ou competência? A questão suscita as mais diversas opiniões, mas pode ser melhor respondida se for transformada em um problema matemático: afinal, quanto tempo o goleiro tem para reagir a uma cobrança de pênalti? Pois foi justamente essa pergunta que o zagueiro Thiago Silva, capitão da seleção brasileira, fez ao professor Salman Khan, criador da Khan Academy.

A Khan Academy é uma organização educacional sem fins lucrativos que fomenta a educação de qualidade via internet. Ela está sediada no estado da Califórnia, nos Estados Unidos, e conta com uma equipe de cerca de 40 pessoas. O site da Khan Academy conta com 4.300 vídeos, sendo cerca de 600 deles já traduzidos ao português.

O zagueiro Thiago Silva foi o primeiro atleta brasileiro a ter uma pergunta respondida por Salman Khan. E, no vídeo-resposta com pouco mais de 12min, o superprofessor esclarece, mediante cálculos físicos e matemáticos, que o goleiro tem somente 13 centésimos de segundo para tomar a decisão de que lado pular para defender o gol.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.