'Vitrine', Copa do Brasil Sub-20 é lançada com 32 times

Em evento realizado na manhã desta quarta-feira no Museu do Futebol, em São Paulo, a CBF lançou de forma oficial a Copa do Brasil Sub-20. A competição contará com 32 clubes, de 11 Estados do País, e será iniciada em 2 de outubro com o confronto entre Avaí e Corinthians. A final do torneio, que será em formato mata-mata, terá a sua decisão no dia 15 de dezembro.

DANIEL AKSTEIN BATISTA, Agência Estado

12 de setembro de 2012 | 13h32

Realizada em parceria com o canal ESPN, que transmitirá 20 partidas ao vivo, a Copa do Brasil Sub-20 foi criada também com o objetivo de revelar novas promessas do futebol nacional, como destacou Virgílio Elísio da Costa Neto, diretor de competições da CBF, que esteve presente no evento desta quarta.

"Nossa ideia é colocar na vitrine mil garotos que representam os 32 times. Será que 10% disso não têm um elevado nível técnico?", indagou o dirigente, que ainda revelou que os locais dos jogos da competição ainda não está definidos. Ele descartou, inclusive, a chance de as partidas acontecerem em centros de treinamento das equipes, assim também como em estádios de grande porte.

"Em CTs não teremos jogos, por melhores que sejam. Imagina o São Paulo jogando no Morumbi para apenas 100 pessoas? Os clubes que vão escolher os seus estádios", completou Virgílio.

A versão principal da Copa do Brasil foi realizada com 64 times neste ano, e a própria CBF admite que gostaria de repetir essa fórmula no Sub-20, mas ao mesmo tempo reconhece que ela não seria financeiramente vantajosa para os clubes e para a própria entidade.

"Ainda queremos fazer com que todo o Brasil participe, mas neste momento é economicamente inviável. Nas próximas edições vamos ver se dá para fazer uma pré-Copa (um torneio classificatório para a Copa do Brasil Sub-20)", afirmou Marco Polo Del Nero, presidente da Federação Paulista de Futebol e um dos vice-presidentes da CBF, se referindo ao fato de que gostaria de contar com a presença de representantes de mais Estados na competição.

Quem também marcou presença no evento desta quarta no Museu do Futebol foi Edu Gaspar, gerente de futebol do Corinthians, que apontou o desejo do clube de usar o Parque São Jorge em jogos da Copa do Brasil Sub-20, enquanto a nova arena do time está sendo construída em Itaquera e os jogadores da equipe principal estão treinando no CT Joaquim Grava, localizado no Parque Ecológico do Tietê.

"O Corinthians deve jogar em Guarulhos (onde o time tem parceria com o Flamengo local para formar garotos da base) e também temos a intenção de fazer jogos na Fazendinha, mas o estádio precisa passar por uma reforma", afirmou Edu.

A CBF ainda revelou nesta quarta que a Copa do Brasil terá portões abertos para o público, mas poderá haver cobrança de ingressos apenas para a final. Além disso, a entidade anunciou que fará a versão Sub-17 da competição em 2013 e pretende lançar também a Sub-15, mas isso ainda não está definido.

Confira os clubes e os 16 confrontos da primeira fase da Copa do Brasil Sub-20:

Avaí x Corinthians

Ponte Preta x Vasco

Portuguesa x Atlético-MG

Figueirense x Internacional

América-MG x Vitória

Boa x Bragantino

Goiás x Santos

Sport x Botafogo

Coritiba x São Paulo

Náutico x Fluminense

Guaratinguetá x Barueri

Paraná x Grêmio

Guarani x Cruzeiro

Atlético-GO x Palmeiras

ABC x Bahia

Ceará x Flamengo

Tudo o que sabemos sobre:
futebolCopa do Brasil Sub-20CBF

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.