Efrem Lukatsky/AP - 23/10/2012
Efrem Lukatsky/AP - 23/10/2012

Willian troca o Shakhtar Donetsk pelo Anzhi, da Rússia

Segundo imprensa russa, transferência do ex-corintiano envolveu cerca de R$ 94 milhões

AE, Agência Estado

01 de fevereiro de 2013 | 17h06

DONETSK - Desejado pelo Chelsea, onde poderia ganhar visibilidade e uma merecida chance na seleção brasileira, o meia Willian preferiu aceitar a proposta do Anzhi e trocar o Shakhtar Donetsk pelo futebol russo, onde jogará no ex-time de Roberto Carlos, fazendo companhia ao brasileiro Jucilei e ao camaronês Samuel Eto'o. Ele tinha propostas de times ingleses, especialmente do Chelsea, que fez oferta oficial.

De acordo com a imprensa russa, a transferência do ex-corintiano envolveu 35 milhões de euros, cerca de R$ 94 milhões, que seria o valor da sua multa rescisória. A negociação já era dada como certa desde quinta-feira, quando o técnico do Shakhtar, Mircea Lucescu, lamentou perder seu principal jogador.

Na ocasião, o treinador romeno reclamou da decisão de Willian. "Eu tentei falar com ele sobre o futebol. Acho que sua decisão foi apressada e não correta. Willian é como um filho para mim. Por que ele não me escutou? Talvez ele tenha sofrido uma pressão muito forte de seus agentes e amigos que queriam uma mudança", afirmou Lucescu.

Segundo colocado do Campeonato Russo (logo atrás do CSKA Moscou) nessa parada de inverno, o Anzhi também disputa a Liga Europa, na qual terá pela frente o Hannover, da Alemanha, na primeira etapa do mata-mata. Além de Eto''o, o clube também tem o francês Lass Diarra, ex-Real Madrid, no seu elenco.

Já o Shakhtar perdeu seu principal jogador, destaque na fase de grupos da Liga dos Campeões, quando marcou quatro gols em seis jogos, dois deles sobre o Chelsea, atual campeão. A equipe, que contratou Taison recentemente para se juntar à legião brasileira, tem larga folga no Campeonato Ucraniano, numa campanha de 17 vitórias e uma única derrota.

Na Liga dos Campeões, o time de Alan Patrick, Alex Teixeira, Ilsinho, Fernandinho, Douglas Costa, Bruno Renan, Luiz Adriano, Eduardo da Silva e Taison enfrenta o Borussia Dortmund. O primeiro jogo das oitavas de final é na quarta-feira dia 13. Além de Willian, Dentinho também foi embora, para o Besiktas (Turquia).

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.