Publicidade

Zidane se diz a favor do árbitro de vídeo, mas teme fim da 'espontaneidade do futebol'

Campeonato Espanhol já confirmou que terá uso da tecnologia na próxima temporada

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

O técnico do Real Madrid, Zinedine Zidane, se mostrou a favor da entrada do sistema de auxílio com vídeo para árbitros (VAR) no futebol espanhol, após o ocorrido no estádio Mestalla, no gol legal não validado de Lionel Messi para o Barcelona contra o Valencia, mas afirmou que a tecnologia "tirará a espontaneidade do futebol". + Barça é prejudicado por juiz, mas empata com Valencia e mantém vantagem na ponta

+ Tabela: Campeonato Espanhol "Todos sabemos que a tecnologia muda e vai ser um sistema para melhorar o futebol, mas nós não decidimos (sobre o uso do VAR), é o futebol espanhol o que o faz", disse Zidane em entrevista coletiva, na qual não quis entrar em polêmicas.

Auxílio do árbitro de vídeo volta a ser tema na Espanha após Messi ter gol regular invalidado contra o Valencia. Foto: Jose Jordan/AFP

PUBLICIDADE

"Não vou entrar porque o que buscamos aqui sempre é polêmica e eu não quero, me interessa a minha equipe. Há muita gente cujo trabalho é falar disso, não é o meu. Como treinador, alguém do futebol, como um apaixonado, quero que o futebol melhore, sem dúvida, mas o resto não é assunto meu".

Para Zidane, a entrada do VAR é necessária para a evolução do futebol, embora o treinador tenha se mostrado "romântico" com certos aspectos que pensa que serão perdidos.

"Algo se perde, seguramente. Conseguiremos algo por um lado, mas perderemos por outros aspectos do futebol. É inevitável. É certo que vamos para algo mais tecnológico e haverá menos problemas, daí a ideia de implantar o árbitro de vídeo, mas por outro lado nos tirará um pouco a espontaneidade do futebol", concluiu. 

PRESIDENTE DA FIFA ELOGIA

Presidente da Fifa, o suíço Gianni Infantino, exaltou nesta segunda-feira as experiências feitas com o sistema de auxílio com vídeo para árbitros de futebol, comparando a novidade com a tecnologia da linha do gol, implantada há alguns anos.

Publicidade

"É absolutamente normal, no século 21, ver como o VAR pode ajudar ao juiz a tomar decisões de forma correta. As experiências que tivemos foram extremamente positivas", destacou o dirigente, em declarações publicadas no site da entidade.

Para Infantino, o mais importante das diversas inovações que estão sendo inseridas no jogo é impedir que o erro se perpetue. "É igual a tecnologia de linha do gol, que garante que se um gol foi marcado, ele será dado para o time que o anotou", completou o suíço. / EFE

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.