500 mil fazem festa nas ruas de Berlim

Telões montados em praças e avenidas reuniram multidões na capital alemã, que vibrou com [br]a vitória sobre os ingleses

, O Estado de S.Paulo

28 de junho de 2010 | 00h00

Os alemães comemoraram a vitória de ontem com uma festa digna de Copacabana. Cerca de 500 mil pessoas foram às ruas de Berlim para assistir ao jogo em telões montados em algumas das principais avenidas e praças da cidade. Valeu a pena: o tempo estava perfeito, o céu estava azul, e o que se viu nas telas foi um show de futebol, protagonizado pela jovem seleção alemã.

"É simplesmente fantástico", resumiu a torcedora Angela Teckel. A cada gol marcado, uma explosão de felicidade. Carros buzinavam e bandeiras alemãs balançavam por todos os lados, lembrando a festa de quatro anos atrás, quando a Alemanha foi a anfitriã da Copa e seu povo, ainda assombrado pelos fantasmas da Segunda Guerra, pôde extravasar o seu patriotismo.

"Quem diria que poderíamos ganhar de 4 a 1?", perguntava, em voz alta, Robert von Chameir, de 28 anos. "Foi uma loucura. Agora pouco importa com quem jogaremos. Que venham! Podemos ganhar de qualquer um e seremos campeões do mundo."

"Quarenta e quatro anos depois daquele infame "gol de Wembley", finalmente estamos quites com os ingleses", brincou e comemorou o arquiteto Michael Hinz.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.