PUBLICIDADE

Publicidade

A três dias da Maratona de Jerusalém, cidade começa a respirar o clima da prova

Local exibe ainda com timidez os primeiros sinais da evento

Por Gabriel Melloni
Atualização:

Na próxima sexta-feira, as ruas da capital de Israel estarão tomadas por atletas para a disputa da sétima edição da Maratona de Jerusalém. Nesta terça, no entanto, o local exibe ainda com timidez os primeiros sinais da prova que promete parar as ruas e explorar as paisagens da bela e histórica cidade. A menos de três dias para a prova, que acontecerá na madrugada de quinta para sexta-feira (horário de Brasília), a cidade vive seu ritmo habitual, bem próximo das grandes metrópoles brasileiras, com trânsito intenso e muita correria. Nas ruas tomadas pelos carros, no entanto, os primeiros sinais da corrida, em cartazes que tomam os postes das principais avenidas de Jerusalém.

Jerusalém se prepara para receber maratona Foto: Gabriel Melloni/Estadão

PUBLICIDADE

A Maratona de Jerusalém ainda luta para ganhar seu espaço entre as principais provas de longa distância do calendário, como as maratonas de Boston, Chicago, Nova York, Londres, Berlim e Tóquio. No ano passado, foram milhares de participantes de 65 nacionalidades diferentes, incluindo 38 brasileiros.

Seu idealizador é justamente o prefeito da cidade, Nir Barkat, que criou a prova em 2011 após disputar a Maratona de Nova York. Entusiasta da modalidade, o político apostou na imensa história e na beleza das paisagens de Jerusalém para formular o percurso e atrair competidores dos mais diversos cantos do mundo.

Por isso, a maratona passará por pontos importantíssimos para a construção de três das maiores religiões: cristianismo, judaísmo e islamismo. O percurso inclui a Cidade Velha, o Monte Scopus, a Torre de Davi e o Monte das Oliveiras. Serão mais de 3 mil anos de histórias percorridos em 42.195 metros para os atletas que competirão na distância oficial. Haverá também provas de meia maratona, 10km e 5km.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.