Anne-Christine Poujoulat AFP
Anne-Christine Poujoulat AFP

Aert ganha 10ª etapa e francês continua líder da Volta da França

Julian Alaphilippe lidera com o tempo total de 43h27min15s, com 1 minuto e 12 segundos de vantagem para Geraint Thomas

Redação, Estadão Conteúdo

15 de julho de 2019 | 15h33

Em uma etapa com várias subidas e descidas entre as cidades de Saint-Flour to Albi, em um percurso de 217,5 quilômetros, o belga Wout Van Aert se deu bem nos metros finais e com um "sprint" conseguiu vencer a 10.ª etapa da Volta da França, a mais tradicional competição de ciclismo de estrada do mundo. O estreante da equipe Jumbo-Visma completou o percurso em 4h49min39s junto com um pelotão de mais de 20 ciclistas.

Pela classificação oficial da etapa, o italiano Elia Viviani, da Deceuninck-QuickStep, ficou com a segunda colocação, e o australiano Caleb Ewan, da Lotto Soudal, cruzou a linha de chagada na terceira posição. O seu compatriota Michael Matthews, da equipe Sunweb, foi o quarto, seguido pelo eslovaco Peter Sagan, da Bora-Hansgrohe.

Bem colados - no 11.º e 12.º lugares, respectivamente -, o francês Julian Alaphilippe, da Deceuninck-QuickStep, e o britânico Geraint Thomas, da Ineos, chegaram no pelotão da frente nesta etapa e estão na ponta da classificação geral da Volta da França. O ciclista da casa, dono da camisa amarela, lidera com o tempo total de 43h27min15s, com 1 minuto e 12 segundos de vantagem para o rival.

Eles foram beneficiados pelo desempenho ruim do italiano Giulio Ciccone, que era o segundo colocado na classificação geral, e do francês Thibaut Pinot, o terceiro. Este posto é agora do colombiano Egan Bernal, da equipe Ineos, que foi outro que cruzou a linha de chegada junto com os primeiros colocados da etapa e está apenas quatro segundos atrás de Geraint Thomas.

As outras disputas pelas principais camisetas tiveram algumas alterações na liderança nesta segunda-feira. Peter Sagan continua na frente na disputa por pontos e o belga Tim Wellens é o melhor entre os montanhistas. Egan Bernal é o novo líder entre os jovens e a Movistar Team está agora na frente entre as equipes.

A terça-feira será de folga na Volta da França. A 11.ª etapa será realizada na quarta de Albi até Toulouse, com um percurso de 167 quilômetros.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.