Ainda restam seis vagas e disputa vai até abril

SÃO PAULO - Ainda falta conhecer seis das 16 seleções que irão disputar o torneio masculino de futebol na Olimpíada de Londres. A lista só vai ser fechada em abril, quando os dois representantes da Concacaf serão designados. Ao contrário da Copa do Mundo, que determina as 32 equipes participantes com no mínimo oito meses de antecedência, nos Jogos essa definição acontece quase em cima da hora. Isso ocorre, principalmente, pela dificuldade de encontrar brechas no calendário da Fifa para os torneios pré-olímpicos.

Almir Leite, estadão.com.br

24 de fevereiro de 2012 | 15h57

Europa e América do Sul decidiram suas seleções muito tempo antes do início da Olimpíada porque optaram por tornar seus campeonatos continentais classificatórios para Londres. O Sul-Americano Sub-20, disputado em janeiro e fevereiro passados no Peru, garantiu as vagas de Brasil e Uruguai. O Europeu Sub-21, realizado no início do segundo semestre de 2011 na Dinamarca, colocou Espanha, Suíça e Bielo-Rússia nos Jogos.

A outra seleção do continente será a do Reino Unido, garantida por ser a anfitriã.

A África também já tem seus três representantes: Gabão, Marrocos e Egito. Pode ter uma quarta seleção, a do Senegal, que vai jogar repescagem contra o quarto colocado. O adversário dos senegaleses só será conhecido no final de março.

A Ásia definiu na quinta-feira a primeira seleção do continente: a Coreia do Sul fez 3 a 0 em Omã e vai à Olimpíada pela sétima vez seguida. As duas outras vagas continuam em disputa – o pré-olímpico termina em março. Japão e Emirados Árabes, no momento, estão mais próximos, mas Omã, Catar e Síria – país que vive clima de guerra civil – ainda têm chances. Já Austrália e Arábia Saudita, que normalmente participam do futebol olímpico, desta vez estão fora.

A disputa asiática classifica diretamente três equipes para os Jogos e vai apontar, em uma repescagem, uma quarta seleção para disputar uma vaga com a seleção senegalesa.

A Oceania fará um pré-olímpico de 15 dias nas Ilhas Fiji, no próximo mês, para apurar seu representante.

A Concacaf encerra a série, escolhendo até abril seus dois representantes. Os Estados Unidos vão sediar o pré-olímpico da região.

Tudo o que sabemos sobre:
futebol olímpico

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.