Alemanha vem em busca do tetra

Tricampeões do mundo garantem vaga ao Mundial, ao lado da sensação Bélgica, Suíça e Colômbia, que se juntam às dez seleções já classificadas

O Estado de S.Paulo

12 de outubro de 2013 | 02h06

A Copa do Mundo de 2014 começa a ganhar corpo. Das 32 seleções que participarão do torneio no próximo ano, 14 já estão definidas. Ontem, mais quatro equipes garantiram vaga: Alemanha, Bélgica, Suíça e Colômbia. Antes, já haviam se classificado Brasil (país-sede), Argentina, Itália, Holanda, Japão, Austrália, Irã, Coreia do Sul, Estados Unidos e Costa Rica.

A Alemanha chega à Copa como uma das favoritas ao título. A tricampeã mundial, que amarga um jejum que completará 24 anos sem títulos - a última conquista foi em 1990, na Itália -, espera acabar com a seca no Brasil e conta com uma geração de jogadores que aliam talento e força, como Schweinsteiger e Thomas Mueller, entre outros.

Ontem, a seleção confirmou o seu favoritismo ao derrotar a Irlanda por 3 a 0, em Colônia. Os alemães não tiveram grandes dificuldades para garantir com uma rodada de antecedência a primeira colocação no Grupo C, com 25 pontos.

Mesmo com vários desfalques, entre eles Mario Gómez, Klose, Podolski e Reus, os alemães foram amplamente superiores durante toda a partida. Logo aos 12 minutos, depois de saída errada da Irlanda, Khedira arriscou e, após desvio na zaga, abriu o placar.

No segundo tempo, a Alemanha continuou melhor e ampliou a vantagem aos 12 minutos. Toni Kroos passou para Schürrle, que girou sobre a marcação e marcou. Nos acréscimos, Özil fechou o placar em grande estilo com belo um toque por cima do goleiro. "É claro que algumas coisas ainda precisamos melhorar, como a parte defensiva, por exemplo, mas a equipe cumpriu o seu dever", avaliou o técnico Joachim Löw.

Outra seleção que se garantiu no Mundial com sobras foi a Bélgica. A equipe enfrentou a Croácia fora de casa podendo até empatar para se classificar, mas jogou no ataque e venceu por 2 a 1.

Os dois gols da Bélgica foram marcados por Lukaku. Aos 15 minutos do primeiro tempo, o atacante driblou o goleiro e tocou para o fundo da rede. Aos 38, Lukaku precisou chutar duas vezes para fazer 2 a 0. Dominada pelo adversária, a Croácia só conseguiu diminuiu aos 38 minutos do segundo tempo, com Kranjcar.

A boa campanha nas Eliminatória enche técnico Marc Wilmots de confiança para o Mundial. "A Bélgica está em festa, mas ainda não terminamos a nossa missão", disse.

A Suíça também não teve problemas para se classificar. Fora de casa, o time superou a Albânia por 2 a 1 - abriu 2 a 0 com Shaqiri e Lang e levou um gol só no finzinho da partida, quando Salihi marcou de pênalti.

Quem está muito perto da vaga é a Rússia, que goleou Luxemburgo por 4 a 0. Como Portugal ficou no empate por 1 a 1 com Israel, os russos precisam de um empate na próxima rodada, contra Azerbaijão, para não depender de outros resultados.

A Inglaterra goleou Montenegro por 4 a 1, em Londres, manteve a liderança do Grupo H, agora com 19 pontos, e também depende somente das suas próprias forças para se classificar.

Atual campeã do mundo, a seleção espanhola praticamente selou sua classificação para a Copa com a vitória sobre a Bielo-Rússia por 2 a 1. O resultado manteve o time na liderança do Grupo I, que precisa de apenas um empate na última rodada para garantir a vaga.

América do Sul. Uma recuperação incrível no segundo tempo garantiu a Colômbia na Copa. Após levar três gols do Chile, nos primeiros 29 minutos, a equipe buscou o empate na etapa final e conseguiu a classificação heroica - o terceiro gol, marcado de pênalti pelo artilheiro Falcao Garcia, saiu apenas aos 39 minutos do segundo tempo.

Concacaf. Honduras derrotou a Costa Rica por 1 a 0, gol de Jerry Bengtson. A vitória deixou a seleção muito perto da classificação. Em uma partida dramática, o México bateu o Panamá por 2 a 1 e manteve viva a chance de ir à repescagem.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.