Allan do Carmo é 7º nos 10km da maratona aquática

O brasileiro Allan do Carmo terminou em sétimo lugar na disputa da prova de 10 quilômetros da maratona aquática no Mundial de Esportes Aquáticos, que está sendo realizado em Barcelona. Nesta segunda-feira, ele completou a distância em 1h49min26, 15 segundos atrás do grego Spyridon Gianniotis, que faturou o bicampeonato mundial.

AE, Agência Estado

22 de julho de 2013 | 10h57

Terceiro colocado na disputa dos 5 quilômetros, o alemão Thomas Lurz voltou a subir ao pódio ao garantir o segundo lugar, três segundos atrás do campeão. O tunisiano Oussama Mellouli, que venceu a prova de 5 quilômetros, conquistou o bronze ao ser oito segundos mais lento do que Gianniotis. Outro representante brasileiro na prova de 10 quilômetros, Diogo Villarinho terminou a prova apenas na 52ª colocação.

O resultado desta segunda apresenta uma grande evolução de Allan do Carmo, que no Mundial de Esportes Aquáticos de 2011, em Xangai, ficou em 50º lugar. Agora, em Barcelona, ele terminou na sétima colocação e chegou a estar em quarto.

"Foi uma prova muito difícil, muito disputada, com os melhores do mundo. Foi um excelente resultado. Este era um objetivo, estar entre os 10 primeiros porque esta colocação daria a vaga para as olimpíadas se estivéssemos em 2015", disse.

Allan terminou a primeira volta em 32º lugar, na segunda subiu para 21º, na terceira alcançou a quarta colocação e ficou em sétimo. O brasileiro explicou que preferiu se poupar no começo da prova.

"Eu tento me segurar no início para descansar. Se você observar, muitos dos que ficaram entre os 10 primeiros, no início estavam longe. O vencedor estava atrás de mim. Isto é estratégia montada em cima da característica de cada um. O Mellouli já gosta de ficar na ponta desde o início", analisou.

A prova feminina de 10 quilômetros da maratona aquática será disputada nesta terça-feira, com a presença de Ana Marcela Cunha e Poliana Okimoto, que conquistaram medalhas nos 5 quilômetros. As disputas dos 25 quilômetros feminina e masculina estão marcadas para o próximo sábado.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.